topfiep

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Um olhar para Eidorfe .

Unama faz congresso sobre o geógrafo

O congresso comemorativo do centenário de nascimento de Eidorfe Moreira que a Unama e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promoverão nos dias 13 e 14 de agosto é uma oportunidade para que as novas gerações descubram aspectos da vida e da obra do geógrafo e intelectual - que escolheu o Pará para sua formação intelectual, tornando-se um profundo conhecedor da realidade amazônica.

Antes mesmo da abertura oficial, o público poderá conferir exposições sobre o intelectual, em que a professora Amarílis Tupiassu comenta o tema 'O múltiplo Eidorfe'. Em seguida, haverá a explanação do historiador Aldrin Figueiredo sobre 'As nuvens de El Greco : paisagem, iconologia e arte em Eidorfe Moreira' e o título 'Espacialidade e Poética em Guimarães Rosa, com Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. A mesa dos trabalhos terá a coordenação dos profesores Paulo Nunes e Elaine Oliveira.

A abertura oficial será às 19 horas do dia 13 de agosto, pela reitora da Unama, Ana Célia Bahia, e a secretária municipal de Educação de Belém, Therezinha Gueiros. A neta de Eidorfe, Anna Carolina Silva Moreira, será homenageada. Haverá também a fala da professora Nísia Trindade Lima sobre 'Estudos sobre pensamento social: importância para a Amazônia'.

A programação do congresso é totalmente gratuita, mas o interessado precisa se inscrever com antecedência no Portal da Unama (www.unama.br). À frente do evento inédito, as professoras Célia Jacob (Unama) e Stella Pessôa (Semec).

Nenhum comentário: