topfiep

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tapete de serragem é tradição de Corpus Christi

Quinta-Feira, 07/06/2012, 06:34:01 - Atualizado em 07/06/2012, 06:34:01
Tamanho da fonte: A- A+
Tapete de serragem é tradição de Corpus Christi (Foto: Everaldo Nascimento)

Tapete colorido com 10 toneladas de serragem amanheceu prontinho para a procissão de Corpus Christi (Foto: Everaldo Nascimento)

Sob o olhar atento do pipoqueiro João Silva de Aviz, 73, Capanema enfeita-se. Há vida em cada esquina. E o movimento das pessoas aos poucos vai aumentado. A noite passada a cidade, no nordeste do Pará, não dormiu. Já é tradição de 36 anos. Nas quartas feiras que antecedem ao feriado de Corpus Christi, os católicos saem as ruas que com o passar das horas vão ganhando forma de tapetes e uma beleza colorida de encher os olhos.

O final da missa das 18h30 é o sinal. Após a benção do padre, é hora de ganhar as seis vias que compõem o itinerário da procissão religiosa de hoje. São 1.300 metros divididos em dez trechos. Em cada um, dois grupos dividem tarefas. Por volta das 21 horas, o asfalto está varrido e os primeiros traços começam a ser riscados. “É assim todo ano. Ajudei a montar o tapete por muitos anos. Passei para os filhos e agora tá com os netos. Esse é um trabalho que todo mundo faz com gosto pra louvar o pai do Céu”, conta seu João, com a firmeza de quem viu o tapete crescer com o passar dos anos. “Vendo pipoca aqui [ em frente à Igreja Matriz] há 27 anos e a tradição já existia. Era um tapete pequeno, agora fica gigante. A coisa mais linda de ser ver quando tá pronto”, comenta.

Beleza que passou este ano pelas mãos da jovem Jackiely de Souza. Para dar colorido ao evento, ela deixou a casa sem hora para voltar. “Estamos marcando as passagens para as pessoas passarem sem estragar o tapete. Depois tem todo os desenhos pra fazer sem repetir nenhum. Vamos varar a madrugada aqui, mas vale muito a pena. Amanhã [hoje] estamos aqui cedinho, não tem espaço pra cansaço”, garantiu a menina.

Alusivo ao tema “A Eucaristia nos faz ser como Jesus”, no belo tapete de Corpus Christi deste ano em Capanema foram utilizadas ao todo 10 toneladas de serragem e areia tingidas. Casca de ovos, tampinhas de refrigerante e folhas também foram usados. Uma ornamentação que além da dedicação e delicadeza expressa sentimentos e a amplitude do evento. “Em termos regionais é uma festa que se compara à Marujada em Bragança que reúne uma multidão. Além do caráter religioso, que é fundamental, a festa tem importância cultural e econômica. Muita gente que mora fora aproveita esse período para visitar seus parentes daqui”, explica Diemerson Luiz Ribeiro, organizador da festa de Corpus Christus 2012 de Capanema.

Hoje, às 8h30, após a celebração da missa campal, na praça da Matriz, os católicos dão início à procissão em homenagem ao Corpo de Cristo, seguindo o caminho indicado pelo colorido do tapete. Ao fim do percusso, outra missa marca o encerramento da procissão. Dessa vez, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A festa termina às 20 horas de hoje, na Arena Carlos Gomes, com apresentação da dupla “Doidim de Deus”.

Fonte:(Diário do Pará)

Nenhum comentário: