topfiep

terça-feira, 19 de junho de 2012

França perde série invicta com golaço de Ibra, mas avança e encara a Fúria.

Atacante marca de voleio em triunfo sueco por 2 a 0, mas franceses, que deixaram cair invencibilidade de 23 jogos, garantem segundo lugar do grupo

Por Rafael Maranhão
Direto de Kiev

5 comentários

A França até garantiu a vaga nas quartas de final da Eurocopa com a derrota para a Suécia por 2 a 0 nesta terça-feira. Só que o resultado deixou cicatrizes. Primeiro porque os Bleus deixaram escapar a primeira colocação do Grupo D e vão ter que encarar nas quartas a Espanha, duelo que o treinador Laurent Blanc gostaria de evitar. Segundo porque os franceses, que não perdiam desde setembro de 2010, em jogo contra a Bielorrússia, deixaram cair uma invencibilidade de 23 jogos. A Suécia dá adeus ao torneio, mas pode se orgulhar do golaço de voleio de Ibrahimovic no início do segundo tempo. Larsson completou o marcador para os escandinavos.

A França termina sua participação no Grupo B na vice-liderança, com 4 pontos, e vai encarar a atual campeã Espanha nas quartas, neste sábado, em Donetsk. A outra vaga da chave fica com a Inglaterra, que derrotou a Ucrânia por 1 a 0 também nesta terça, e terminou na ponta (com 7). Na próxima fase, os britânicos encaram a Itália, enquanto a derrota deixa os donos da casa numa amarga terceira colocação.

A Suécia, por sua vez, apenas cumpriu tabela, já que começou a rodada sem chances de classificação. Mesmo com a eliminação precoce, a torcida escandinava não desanimou e compareceu em maior número no Estádio Olímpico de Kiev, ignorando o forte calor de 30 graus que fazia na noite desta terça na capital ucraniana.

ibrahimovic frança x suécia (Foto: Getty Images)Ibrahimovic emenda voleio para marcar o único gol da partida (Foto: Getty Images)

Primeiro tempo morno

Dentro de campo, a França foi a jogo com duas novidades: M'Villa se recuperou de uma lesão no tornozelo e fez seu primeiro jogo como titular nesta Euro no lugar de Cabaye, enquanto Ben Arfa ganhou a vaga de Ménez. Na Suécia, Bajrami e Toivonen substituíram, respectivamente, Elm e Elmander (este último com problemas de lesão).

Atuando toda de branco, com seu uniforme reserva, a França começou melhor e não demorou muito a criar uma boa chance. Ribéry, aos 7, aproveitou bobeada da defesa sueca e teve liberdade para chutar. O francês só não contava que a bola iria parar nas mãos do goleiro Isaksson.

toivoven rami frança x suécia (Foto: Reuters)Em duelo brigado, Toivoven tenta ganhar do francês Rami (Foto: Reuters)

Pouco depois, foi a vez de o zagueirão francês Méxes devolver a gentileza da defesa adversária e dar espaço para que Toivonen invadisse a área com muita liberdade. Só com o goleiro francês pela frente, o camisa 20 errou a mira e acertou a trave, perdendo a melhor chance do jogo no primeiro tempo.

À medida que o tempo foi passando, porém, a França começou a jogar com o regulamento debaixo do braço. A vantagem de poder empatar era confortável e fez com que o time de Lauren Blanc não se arriscasse sem necessidade no ataque. A posse de bola era, em sua maioria, francesa e Ribéry e companhia tinha até mais chutes a gol. Só que nada de chances reais de gol.

As equipes seguiram atuando de forma burocrática, e a única dose de emoção que o jogo voltaria a ter antes da descida para o intervalo foi pouco antes do fim da primeira parcial. Ribéry, novamente ele, recebeu na intermediária, foi carregando e chutou na entrada da área. Mellberg, porém, dificultou a vida do francês e travou a finalização. E foi só.

Ibra resolve

larsson frança x suécia (Foto: Reuters)Larsson deu números finais ao jogo(Foto: Reuters)

As equipes voltaram do intervalo com a mesma atitude da primeira etapa. Na realidade, a grande novidade veio de Donetsk, já que Rooney abriu o placar para a Inglaterra, resultado que rebaixava a França para o segundo lugar do grupo. A situação dos Bleus ficaria pior aos 8. Ibrahimovic recebeu cruzamento da direita e fez um golaço de voleio, sem nenhuma chance para Lloris.

A Suécia cresceu com o gol, e logo em seguida o goleiro francês teve que trabalhar duas vezes em um curto intervalo de tempo. Primeiro, em chute de Wilhelmsson, e, em seguida, na cabeçada de Mellberg. A pressão escandinava, porém, não durou muito, e a França retomou o domínio de bola com o passar do tempo.

A artilharia francesa contava com finalizações de Benzema, Nasri e M'Vila. Só que do outro lado havia um seguro Isaksson, que contava com uma fechada defesa sueca. A França ficava só nas tentavas, mas, ao menos, não era ameaçada em sua meta e ia garantindo a vaga.

A França não fez a pressão resultar em gol e ainda viu a Suécia marcar mais um pouco antes do apito final. Holmén acertou o travessão e, no rebote, Larsson encheu o pé para ampliar, dando números finais ao duelo: Suécia 2 x 0 França

SUÉCIA 2 X 0 FRANÇA
Isaksson, Granqvist, Mellberg, J Olsson e M Olsson; Svensson, Kallstrom, Larsson e Bajrami (Wilhelmsson); Ibrahimovic e Toivonen.Lloris, Debuchy, Rami, Mexès e Clichy; Diarra, Nasri, M'Vila, Ben Arfa (Malouda) e Ribéry; Benzema.
Técnico: Erik Hamrén.Técnico: Laurent Blanc.
Gols: no segundo tempo: Ibrahimovic, aos 8 minutos, Larsson, aos 46 minutos
Cartões amarelos: Svensson (SUE) e Mexès(FRA)
Local: Estádio Olímpico de Kiev. Árbitro: Pedro Proença (Portugal)

Nenhum comentário: