topfiep

sábado, 11 de outubro de 2014

Círio 2014 segue com sua quarta procissão oficial: a Motoromaria

Motoclistas prestam homenagens à Virgem de Nazaré até o Colégio Gentil.
Cerca de 40 mil pessoas são aguardas para romaria sob duas rodas.

Do G1 PA
Fiéis acompanharam imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém na Motorromaria, na manhã deste sábado (11). (Foto: Vitória Teixeira/G1)Fiéis acompanharam imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém na Motorromaria, na manhã deste sábado (11). (Foto: Vitória Teixeira/G1)
Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré se preparam para a romaria sob duas rodas em mais uma homenagem à Virgem: a Motoromaria, que percorre as ruas do centro de Belém na manhã deste sábado (11), a partir das 11h30.
Após descer do navio Garnier Sampaio, com a conclusão do Círio Fluvial, a Imagem Peregrina é conduzida no carro oficial do Círio pela Praça Pedro Teixeira, próximo à escadinha do cais na Estação das Docas, segue pela avenida Presidente Vargas até o Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré, em aproximadamente uma hora de procissão.
A Motoromaria está em sua 25ª edição e de acordo com informações da Federação dos Motoqueiros do Pará, DIEESE/PA e Diretoria da Festa de Nazaré para este ano são esperadas quase 15 mil motos. Ainda segundo os órgãos oficiais, estima-se a participação de aproximadamente 40 mil pessoas, entre motociclistas e pessoas assistindo a romaria em todo o trajeto.

Na chegada, em frente ao colégio Gentil, os fieis receberão a benção com a Imagem. Por medida de segurança e para garantir o fluxo na avenida Magalhães Barata, que a partir das 14h será fechada para os preparativos da Trasladação, não será permitido que os motoqueiros parem em frente à escola.
História
 
A romaria foi criada no dia 13 de outubro de 1990, pela Federação Paraense de Motociclismo, que decidiu prestar sua homenagem acompanhando a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, cerca de 40 motociclistas participaram do momento.  Desde o ano 2000 a Motoromaria conta com a presença de batedores da Polícia Rodoviária Federal para a proteção do carro que conduz a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Nenhum comentário: