topfiep

sexta-feira, 30 de maio de 2014

PREMIADOS PELO IAP TROCAM IDÉIAS DURANTE ENCONTRO LITERÁRIO PARAENSE NA FEIRA DO LIVRO.

O Encontro Literário Paraense promovido pela XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro terá como tema este ano “Gêneros literários e contemporaneidade”. O bate papo entre os autores locais Alfredo Garcia, Franciorlys Viana e Vicente Cecim, será no auditório Dalcídio Jurandir, às 1 17h30, no dia 02 de junho. Os três escritores foram premiados na categoria Artes Literárias, do Instituto de Artes do Pará (IAP) em 2013, e nessa entrevista antecipam um pouco do evento.
Alfredo Garcia, nascido em Bragança (PA) publicou 30 livros em 27 anos de trabalho com a literatura. Em 2012 publicou três livros na comemoração de aniversário da Biblioteca Pública Arthur Vianna, sendo um dedicado ao público infantil (Bebel, o bebê) e os outros dois para o público jovem-adulto (Impossível chão e Gitos).
“No meu caso, o ponto básico da minha fala será baseado no livro de poesia Frutos Diáfonos, premiado pelo IAP, que trata da relação direta entre a natureza e o eu lírico”, explica Alfredo.
Franciorlys Viana escreve há quatro anos, e nesse curto período já foi premiado e aguarda a publicação de dois livros, sendo que um será lançado na XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, o “Fantasilhoso”, livro de contos premiado pelo IAP. Segundo o autor, a proposta do livro é justamente empregar um olhar fabuloso sobre uma região que, conforme disse Paes Loureiro, já tem o “fantástico como fator social”.
Vicente Cecim iniciou em 1979 a invenção de “Viagem a Andara” o livro invisível, obra imaginária, que chama de literatura fantasma e diz escrever com tinta invisível. Os livros visíveis que escreve emergem dessa Viagem, ou, segundo o autor, não-livro, ambientados no território metafísico e físico de Andara, transfiguração da Amazônia em região-metáfora da vida. “Há 35 anos, ao longo no ciclo dos livros de Andara, devoto minha vida de escritor à transfiguração da Amazônia, região natural em que nasci e vivo, em uma região verbal que, quem sabe, talvez assim sobreviva a sua progressiva destruição”, explica.
Serviço: Encontro Literário Paraense, com os escritores locais Alfredo Garcia, Franciorlys Viana e Vicente Cecim. Dia 02/06, no auditório Dalcídio Jurandir, às 1 17h30, dentro da programação da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, de 30 de maio a 08 de junho, no Hangar.
Texto: Alexandra Cavalcanti – Secretaria de Estado de Cultura

Nenhum comentário: