topfiep

sábado, 29 de março de 2014

Livro resgata história de Benevides.

Lançamento
José Leôncio Ferreira de Siqueira revela seu trabalho de quatro anos de pesquisas
Prefeitura de Benevides lança hoje o livro "Terra de Liberdade - Benevides: História e Colonização", de autoria de José Leôncio Ferreira de Siqueira. A cerimônia de lançamento acontece na Praça de Alimentação, antiga estação rodoviária do município, a partir das 17 horas. O livro, que tem mais de 600 páginas, será distribuído para todos os professores da rede municipal de ensino, bem como constará nas bibliotecas das escolas, e posteriormente será também doado às bibliotecas de outros municípios paraenses. O preço no lançamento é de R$ 50.

"Terra de Liberdade - Benevides: História e Colonização" é fruto de um trabalho de pesquisa que levou quatro anos para ser concluído e exigiu que o vigiense José Leôncio Ferreira de Siqueira se mudasse para Benevides - onde recebeu o convite para narrar a história do município durante a divulgação de um trabalho anterior: "Trilhos: O Caminho dos Sonhos (Memorial da Estrada de Ferro de Bragança)". O livro que será lançado hoje, em parceria com a Prefeitura de Benevides, tem mais de 600 páginas e não conta somente a história do município, que se transformou em colônia nacional em 10 de junho de 1878, mas procura contextualizar seus momentos históricos, como a Adesão do Pará à Independência e a Proclamação da República.

A publicação tem ainda grande valor de pesquisa em qualquer instância educativa, contando com o parecer de acadêmicos como o geógrafo Pedro Rocha Silva (mestre em agronomia do solo e nutrição de plantar pela antiga FCAP, hoje Ufra), a historiadora Anaíza Vergolino e Silva (mestre em antropologia social pela Unicamp-SP) e do também historiador José Maia Bezerra Neto (doutor em História Social pela PUC-SP). A expectativa é de que pelo menos 300 pessoas compareçam ao lançamento hoje. "No último ano e meio demos um apoio maior para a conclusão do livro, que conta a história de Benevides e sua relação com Belém e Bragança, também a partir da linha de ferro que passava pelo município", explica Sandra Campana, secretária de administração do município.
 Rosinha e Lucirene Gomes.
 Momento cultural.
 Composição da mesa.
 Leila Freire Secretária de Educação do Município.
 Escritor Paraense José Leôncio Ferreira de Siqueira.
A historiadora Anaíza Vergolino e Silva
Autoridades locais.
 Prefeito com convidadas.
 Escritor José Leôncio e Shirley
Escritor José Leôncio e Rosinha Costa.
Fonte: O Liberal.
Fotos Rosinha Costa.

Nenhum comentário: