topfiep

quinta-feira, 27 de março de 2014

600 Professores Alfabetizadores participam da Formação promovida pela SEMEC.

De 17 a 27 de fevereiro e de 10 a 13 de março, o Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu encontros de formação continuada para professores alfabetizadores. Foram 12h de formação para 600 professores do CI 1º, 2º e 3º anos, compreendendo a primeira etapa da formação que prosseguirá, mensalmente, até o final do ano.

Alfabetização, matemática e letramento foram os temas estudados pelos professores na formação, porém a realização e análise da avaliação diagnóstica dos alunos foram a tônica da formação, que destacou a importância de observar o que o aluno já sabe e o que precisa aprender como ponto principal para a organização do trabalho pedagógico da sala de aula pelo professor.

Como parte do estudo, os professores receberam o Compêndio: Atividades e jogos na aprendizagem de matemática, cujo conteúdo é composto por jogos criados por professores das escolas municipais da SEMEC em momentos de formação. A publicação oferece um conjunto de jogos e atividades que são fundamentais para desenvolver o conhecimento matemático, além de promover a cooperação, a integração e a afetividade valores essenciais para a vida em sociedade.

Na sequência, com a mediação dos formadores, foi preenchido e analisado o mapa da aprendizagem das turmas em escrita e matemática, a fim de refletir sobre o andamento de cada turma, em termos dos resultados da aprendizagem tendo em vista o alcance da meta de alfabetizar a todos. Por fim, os professores elaboraram o planejamento de aulas com atividades de alfabetização, letramento e matemática a partir do estudo de propostas didáticas com a indicação de uso dos jogos e livros infantis do PNAIC/MEC e livro didático.

Os encontros marcaram a retomada da formação em 2014 que tem como meta principal a alfabetização 100% dos alunos de CI matriculados na rede municipal de Belém, até o final do ano letivo, em dezembro.

A formação integra as ações do município de Belém no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, do Ministério da Educação. O próximo encontro de formação para os professores alfabetizadores será de 7 a 10 de abril de acordo com o cronograma:

CI 1º ano CI 2º e 3º anos
07.04 – E.M. República de Portugal
08.04 - E. M Walter Leite, E. M. Ernestina Rodrigues
09.04 - E. M. Antonio de Carvalho Brasil
10.04 - E. M. Donatila Lopes, E. M. Ruy Britto, E. M. Alfredo Chaves, E.M. Pedro Demo, E.M.
Paulo Freire, E.M Maria Luiza Pinto do Amaral.
Horário: 8h às 12h O7 a 10/04 Local: Centro de Formação de Professores Horário: 7h30 às 11h 11h30 às 15h 15h30 às 18h30

Como a formação ocorre em serviço, o professor comparece no dia e horário da sua Hora Pedagógica - H.P.
Texto: Cilene Valente

Nenhum comentário: