topfiep

terça-feira, 24 de abril de 2012

[Boletim CONFEF] - Nº 89 - Abril de 2012‏.


Boletim CONFEF
XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa
Boletim CONFEF
Boletim CONFEF
No período de 02 a 05 de abril, o Instituto Casa da Educação Física, a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em parceria com o CREF6/MG promoveu o XIV Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa.
O Congresso abordou temas da Educação Física, esporte e saúde, com uma participação maciça de Profissionais de Educação Física, Professores, Pesquisadores, Profissionais do Esporte, empresários da área e estudantes.

Conferencistas de diversos países de Língua Portuguesa abordaram temas relevantes despertando total interesse dos participantes, vez que em todos auditórios foram abordados mesas temáticas relacionadas aos desafios humanos; a sustentabilidade; aos Cursos de Graduação em Educação Física; a questão cultural, estética e excelência no esporte; o treinamento e gestão esportiva; a escola e a Educação Física; o lazer e a diversidade no esporte; a formação de treinadores nos países de língua portuguesa; a mídia; os megaeventos no Brasil; a Educação Física adaptada, prevenção e tratamento de lesões esportivas; psicologia do esporte; a formação do atleta de alto rendimento; o multiculturalismo; a diversidade na Educação Física; Biomecânica e Fisiologia do exercício; a dança no contexto da Educação Física; Medicina Esportiva e a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Brasil.
Destacando-se uma quantidade inigualável de apresentações orais de trabalhos e sessão de poster, todos proporcionando ótimos debates e interação entre os participantes.
Registrar o brilhantismo e a propriedade dos eventos paralelos promovidos: I Encontro de Técnicos de Relações Internacionais de Faculdades de Educação Física; FIEP 90 anos; Meio Ambiente e Desporto; I Seminário de Dirigentes Municipais de Esporte de Minas Gerais; Seminário Educação Física e Atenção Primária à Saúde, II Seminário Internacional de Direito Desportivo, III Simpósio de Esporte na escola: Boas práticas de Educação Olímpica.
Diversas homenagens foram prestadas, destacando as de Sylvio José da Cunha Raso (in memoriam), Paulo RobertoBassoli (in memoriam), Manoel José Gomes Tubino (in memoriam) e Claudio Augusto Boschi. Aos mentores doevento: Jorge Bento, Alfredo Gomes Faria Junior.
Parabéns ao Presidente Científico do Congresso, Emerson Silami Garcia; ao membro da Comissão Organizadora, Adailton Estáquio Magalhães e ao Presidente Executivo do Congresso, Claudio Augusto Boschi.

O Congresso ansiou a discussão de projetos, sem a obrigatoriedade de se atrelar ao poder público. Gerando uma organização da sociedade para o desenvolvimento de um Estado independente de recursos públicos.
E aos Profissionais de Educação Física a garantia do exercício legal da Profissão.
Parabéns ao CREF10/PB-RN, por mais um 10 Conquistado...
Boletim CONFEF
No dia 13 de abril houve uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados da Paraíba, contando com a presença de Conselheiros Federais, Regionais e autoridades governamentais.
Embalados pelos versos do Presidente Borges, o CREF10/PB-RN comemorou seus 10 anos de luta e trabalho em prol da sociedade e dos Profissionais de Educação Física.
Em continuidade à comemoração dos 10 anos foi realizada solenidade à noite, contando com presença da Reitora do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, Ana Flávia Pereira da Fonseca, Parlamentares, Coordenadores de Cursos de Educação Física, Conselheiros, Profissionais de Educação Física e familiares foram destacados temas como: A história da regulamentação, assim como a criação do CREF10/PB-RN; as conquistas do Sistema CONFEF/CREFs, entre elas: a inclusão do Profissional de Educação Física no NASF, conquistas junto ao Ministério da Educação, ações de fiscalização e o resgate da dignidade da Profissão.
Foram homenageados: O Presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, o Conselheiro Federal. Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, os Ex-Presidentes: o Conselheiro Federal, Antônio Ricardo Catunda de Oliveira de Oliveira, a Conselheira Federal, Iguatemy Maria de Lucena, o Profissional de Educação Física, Iraquitan de Oliveira Caminha, o Profissional de Educação Física, Francisco de Assis, Conselheiros Federais e Regionais, funcionários do CREF, autoridades e Profissionais de Educação Física.
Programa Bom dia Paraíba
Na ocasião de sua estadia na Paraíba o Presidente Jorge Steinhilber inaugurou uma sala em sua homenagem no CREF10/PB-RN e concedeu entrevista ao Programa Bom dia Paraíba, umas das filiadas da Rede Globo.
Ressaltou o risco da sociedade em praticar atividades físicas sem a orientação dos Profissionais de Educação Física registrados, para que efetivamente os exercícios físicos sejam feitos com qualidade e segurança.
Lembrou que por diversas vezes, o exercício mal orientado pode gerar problemas futuros.
Assista aqui a entrevista na íntegra
Parabéns à Profissional de Educação Física Cleidimara Alves
Boletim CONFEF
A Profissional de Educação Física, Cleidimara Alves- CREF 000527-G/RO, foi nomeada Secretária de Esporte e Lazer do município de Porto Velho – SEMES.
Parabenizamos pela conquista desse importantíssimo cargo ressaltando ser fundamental a ocupação desse espaço por Profissional de Educação Física, o que ajuda a dignificar e valorizar a Profissão.
Temos certeza que, na qualidade de Profissional de Educação Física, influenciará junto ao Governo Municipal e aos demais secretários, mormente os de Educação a relevância das atividades físicas, destacando que as mesmas devam ser dinamizadas e orientadas por Profissionais de Educação Física.
É, através da presença de nossos colegas nos cargos executivos, que proporciona a oportunidade de informar aos demais gestores o significado da nossa profissão, bem como o fato de sermos os principais protagonistas no processo de minimizar a obesidade, contribuir para promoção da saúde e formação cidadã.
Desejando muito sucesso no desafio!

Boletim CONFEF

Nenhum comentário: