topfiep

terça-feira, 14 de junho de 2011

II Fórum de Educação Física Curricular: a escola como ambiente renovador para pessoas com deficiência.


Começou ontem (13) e vai até quarta feira (15) o II Fórum de Educação Física Curricular com o tema “A Educação Física e a Educação Inclusiva: A escola como ambiente renovador para pessoas com deficiência”.
O evento está sendo realizado pelo Departamento de Educação Física da SEMEC nos dias 13 e14 no auditório do Centro Integrado de inclusão e Cidadania (Almirante Barroso, 1765), no dia 15 no Ginásio da Escola de Educação Física. “Para refletir sobre o ensino inclusivo aplicado nas escolas e sugerir políticas educacionais renovadoras para o exercício da interatividade, com a participação de todos os professores de educação física das escolas municipais, esse é o objetivo do II Fórum, comentou a Profª Elizabethe Pessoa, que é a diretora do DEF.

No primeiro dia do evento, pela parte da manhã, a pro.ª Esp. Nazaré de Jesus Sacramenta falou das leis brasileiras sobre as pessoas com deficiência e, do trabalho realizado pelo Centro de Atendimento Educacionais Especializado (CAEE) da secretaria de educação.
No relato de experiência da professora Ana Elisa, foi abordada as dificuldades e soluções para inclusões dos portadores de síndrome de Down na rede pública de ensino.
Pela parte da trade foi a vez da Psicóloga Ivone Fernandes Saraiva falar do autismo e suas manifestações. Ela mostrou, aos participantes, a importância que professor tem em ajudar um aluno autista a ter autônoma nas tarefas do dia-dia. A programação de hoje traz temas como deficiência visual e surdez. No dia 15 o evento acontece no Ginásio da Escola de Educação Física com oficinas de comunicação não verbal e a surdez, possibilidades corpóreas do deficiente intelectual e a locomoção e a deficiência física
O Fórum de Educação Física Curricular é uma iniciativa da Semec que desenvolve os princípios constitucionais e, cumpre a tarefa social de incluir os cidadãos, sem qualquer tipo de distinção, conforme diz a constituição.


Texto: Zacarias


Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: