topfiep

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educação ribeirinha de Belém ganha investimentos







A Prefeitura de Belém recebeu do Governo Federal, por meio da Marinha do Brasil, a doação de três embarcações, com capacidade para 30 pessoas, para transportar alunos da educação infantil e ensino fundamental que moram e estudam na região das ilhas da capital. Uma nova escola, a Unidade Pedagógica Jutuba II, próximo a Outeiro, também foi ampliada para reforçar os serviços prestados à comunidade.

Atualmente a Prefeitura realiza o serviço com 30 barcos, com capacidades diferentes cada um, atendendo a 16 unidades da Secretaria Municipal de Educação localizadas nas ilhas de Paquetá, Jutuba, Cotijuba, Combu, Mosqueiro, Ilha Grande e Várzea.

De acordo com o prefeito, a ampliação do transporte escolar nas ilhas irá contribuir para a redução da evasão escolar, aumentando o acesso e a permanência na escola dos matriculados na educação básica do município, que atende cerca de mil alunos diariamente nos turnos matutinos e vespertinos.

A assinatura do termo de doação das novas lanchas para o transporte escolar municipal aconteceu em cerimônia realizada na Base Naval de Val-de-Cans, o prefeito Duciomar Costa e o vice-almirante da Marinha, Rodrigo Fernandes

As três embarcações fazem parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O projeto foi criado em 2007 pela Presidência da República, em parceria com a Marinha, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

Cada barco utilizado hoje em dia pelo município foi vistoriado pela Capitania dos Portos e possui todos os dispositivos de segurança exigidos pelas normas brasileiras de navegação, como coletes e salva-vidas. Um piloto e um ajudante trabalham conduzindo os alunos pelos rios. Antes disso, eles passam por um curso de capacitação oferecido pela Semec e Capitania.

As lanchas doadas pela Marinha estão dentro do mesmo padrão, com todos os equipamentos de segurança exigidos. A doação marcou a entrega da 100ª lancha do programa Federal pela Base Naval de Belém.


Segundo o comandante, vice-almirante Rodrigo, até 2012 outras 274 lanchas deverão ser entregues a municípios do Estado, garantindo a melhoria no transporte escola de ribeirinhos. “Produzimos em média uma lancha a cada dia útil. Neste ano a capital foi o primeiro município a receber as lanchas, mas outras cidades paraenses devem ser beneficiadas com as embarcações, que devem chegar a 374 daqui a dois anos”, informou.

Mais de 70 alunos na unidade de educação em Jutuba

Paralelo à entrega das lanchas, o prefeito inaugurou oficialmente a Unidade Pedagógica Jutuba II, na Ilha do mesmo nome. A escola já funciona desde setembro do ano passado e, atualmente, atende mais de 70 estudantes dos ensinos infantil e fundamental, divididos em dois turnos.

Durante a visita, o Duciomar Costa anunciou o reforço dos serviços prestados às crianças da comunidade e à infraestrutura da escola. A quantidade de merenda escolar será duplicada, bem como serão instalados novos geradores de energia elétrica. Segundo o prefeito, os investimentos são necessários, pois a quantidade de alunos praticamente dobrou em relação ao período quando a escola começou a funcionar.

De acordo com o prefeito, a qualidade da educação depende de diversos fatores. “A comunidade não acreditava na escola pública, mas nós revertemos essa situação investindo em infraestrutura, capacitação e remuneração dos professores, e na qualidade da merenda escolar. A educação é isso, um conjunto de fatores”, afirmou Duciomar.

Unidade Pedagógica Jutuba II dispõe de 2 salas de aula, uma sala de leitura, ampla área de recreação, banheiros feminino e masculino, incluindo banheiro de uso exclusivo de funcionários, cozinha e dispensa.

Na escola as crianças desenvolvem projetos de consciência ambiental, como a Horta do Conhecimento, elaborado pela Escola Bosque, de Outeiro. A partir deste projeto, hortas suspensas foram construídas em meio ao bosque onde fica a unidade.

Texto: Thiago Melo

Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: