topfiep

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mostra leva à sociedade trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino de Belém

A Secretaria Municipal de Educação está realizando a 8ª Mostra de Educação Infantil que tem como tema: "Culturas Infantis, Linguagens e Práticas Sociais", sob Coordenação da Professora Célia Pena. Junto também será apresentado a 4ª Mostra Cultural do Ensino Fundamental, que traz como tema esse ano "Belém, Cidadania e Diversidade" tendo à frente a Coordenadora Professora Bianca Venturieri.

A Mostra visa expor para a sociedade o resultado dos trabalhos desenvolvidos nas Escolas e Unidades no decorrer do ano letivo. Segundo a Coordenadora de Educação Infantil, “o objetivo é partilhar com a sociedade local e entre os profissionais da educação, experiências pedagógico-curriculares desenvolvidas nas escolas, unidades pedagógicas e unidades de educação infantil da Rede Municipal de Ensino”.


A Coordenadora afirma ainda, que é “uma forma de mostrar que a escola também é um agente transformador, e deixar claro para a sociedade o trabalho desenvolvido com crianças de 0 a 5 anos de idade, fazendo com que cada cidadão entenda a importância da educação infantil para esta etapa da vida, pois a educação junto com a família formam o caráter do ser humano.” Conclui a Professora Célia Pena.
O evento acontece no dia seis (06) de novembro em Nível Regional e traz como diferencial o local, pois durante os sete anos anteriores a realização se deu no espaço do Bosque Rodrigues Alves, porém esta edição ocorrerá na Fundação Cultural do Pará – CENTUR – na Praça do Povo, a partir das 9 horas.
Durante toda a programação, acontecerão apresentações culturais em várias linguagens, entre elas, música, teatro, dança e outros, para que crianças e adolescentes tenham um novo aprendizado de forma divertida e estimulando a cultura em cada participante, afinal, o aprendizado se dá nas mais variadas maneiras de ensinar com dinamismo, interação e criatividade. Além disso, no local terão vários estandes divulgando o trabalho desempenhado em cada escola da Rede Municipal e será disponibilizado também, Espaços Interativos que farão atividades com jogos, brincadeiras, contação de histórias, música e dança, tendo ao final, a entrega de Certificados pela participação no Espaço.


A Coordenadora do Ensino Fundamental explica que um dos pontos fundamentais da Mostra é saber os acertos dos educadores e o que precisam melhorar. “O evento é uma forma de socialização dos trabalhos que vêm sendo produzidos nas escolas para divulgar o resultado à comunidade. É um tipo de prestação de contas na área educacional. Serve também, para que nossos professores façam uma auto-avaliação, onde acertaram e onde podem melhorar a didática em classe, e assim, incluam em seu Plano de Aula esse diferencial, que vem dinamizar e qualificar as aulas”. Finaliza a Professora Bianca Venturieri.
Texto: Ana Paula Pereira/COMUS

Nenhum comentário: