topfiep

sábado, 6 de novembro de 2010

III Lendo e Relendo é sucesso no Dia Nacional da Cultura

A Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC) através do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (SISMUBE) realizou nesta sexta-feira (05), no Dia Nacional da Cultura, o III Lendo e Relendo as Bibliotecas que tem como objetivo proporcionar o encontro de novas idéias que darão a possibilidade para o aluno se renovar, informar ou simplesmente desfrutar sua experiência frente a uma nova informação.Durante a programação foram apresentadas ações voltadas para a leitura, apresentação de poesias e jogral de textos paraenses, divulgação dos melhores leitores e dos livros mais lidos na biblioteca, karaokê com cantigas de rodas, ditados populares, conversa e prosa, além de outras atividades em uma Rede que possui 63 Escolas, 35 Unidades de Educação Infantil e 93 Unidades Pedagógicas.A Diretora da Escola Maria Luiza Pinto do Amaral, no bairro da Sacramenta explica que o evento teve tanto sucesso que poderia ser concretizado duas vezes ao ano. “Conseguimos uma frequência boa dos nossos alunos. É uma iniciativa que deveria acontecer duas vezes ao ano, pelo menos, por que é um projeto que envolve os estudantes e eles gostam, participam e se interessam consequentemente pelos livros e a leitura de uma forma que aprimora seu conhecimento pleno”. Pontua Márcia Holanda.
Vale ressaltar que a SEMEC por meio do SISMUBE está de acordo com as exigências legais, pois o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou no dia 24 de maio deste ano a Lei Nº 12.224, que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do Brasil, entre públicas e privadas com o prazo de dez anos, ou seja, até 2020. O Sistema de Bibliotecas por sua vez, irá concluir a exigência até 2012, afinal, começou o trabalho em 2005, antes mesmo da implantação da Lei.Essa iniciativa visa envolver á leitura tanto os alunos quanto a comunidade do entorno. Ana Rayana Lima, estudante da 4ª série, começou a ler aos 6 anos e não parou mais. Com apenas 12 anos, leu no ano passado 28 livros, neste, leu cerca de 20 até o momento e pratica a leitura pensando no seu futuro. “Eu gosto muito de ler. A leitura traz mais conhecimento e é importante até para eu ter um bom emprego quando estiver mais velha. Acho tudo isso aqui muito legal por que mostra várias maneiras de se aprender”. Observa.
Aproximar as famílias da escola através da interação é um dos focos do SISMUBE. Por esse motivo oferece o Empréstimo Domiciliar, aonde os pais vão até as escolas e emprestam livros ou lêem na própria instituição. As escolas funcionam normalmente de segunda à sexta-feira e nesse período são feitas as solicitações. Uma forma de a comunidade perceber a importância da sua participação na educação dessas crianças.Odivan Amador, 12 anos que está na 4ª série, acha legal a realização por ocupar o seu tempo de um modo divertido. “To achando ótimo tudo o que as professoras estão fazendo. Tem apresentação, contação de história, exposição do Monteiro Lobato e muitas outras coisas. Esse trabalho de incentivar à leitura é bom por que a gente não fica na rua”. Conclui.

Texto: Ana Paula Pereira/COMUS

Fotos: Rosa Costa/SEMEC

Nenhum comentário: