topfiep

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Semec inclui café da manhã nas refeições escolares de alunos da região das Ilhas‏.


O consumo regular de café da manhã balanceado melhora a capacidade de concentração e deixa as crianças mais dispostas para aprender, orientam os médicos pediatras. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação incluiu o café da manhã entre as refeições escolares dos 1.200 alunos das escolas da região das ilhas de Belém. A iniciativa, inédita em toda a região, deve impactar diretamente nos resultados dos alunos, prevê a Semec.
“Alguns alunos das ilhas muitas das vezes vinham para a escola de estômago vazio e não conseguiam acompanhar o ritmo das aulas. Ficavam inquietos e cansados. O café da manhã e o lanche da escola são as refeições que a grande maioria dos alunos não tem em casa”, revela a coordenadora das escolas das ilhas, Iraneide Holanda.
Mingaus de tapioca, de maisena, de milho, além de biscoitos, achocolatados, barras de cereais, café com leite e sucos de polpa de frutas fazem parte do cardápio que vai recepcionar os estudantes já na chegada às escolas, garantidos pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae).
O lanche no intervalo das aulas será mantido com a mesma qualidade para reforçar a nutrição dos alunos que chegam a enfrentar até uma hora de barco no caminho de casa para a escola e da escola para casa. No cardápio, há frango guisado com jambú, macaxeira e  baião de dois; carne com hortaliças e arroz; sopa de almôndegas com feijão, hortaliças, e arroz; salsicha, arroz com jambú, abóbora, feijão e laranja; e sardinha, feijão, arroz com e jambú.
Para garantir o café da manhã aos 1.200 alunos, a Fmae recebeu a doação de 14 mil sacas de grãos de arroz, soja e milho, apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no final do primeiro semestre deste ano.
As doações totalizaram R$161.000,00 em gêneros alimentícios diversos, adquiridos por meio de permuta com as sacas de grãos. Um total de R$ 53.168,99 foi destinado ao café da manhã das escolas das ilhas e o restante para itens como frango e óleo de soja para todas as escolas da rede municipal.
“Na minha casa o café da manhã é açaí com farinha e na hora do almoço, não tem carne, é sempre peixe. Na escola eu tomo café com leite e pão, igual na televisão”, comemora a pequena Rosieli Silva, 08 anos, aluna da Escola Municipal Milton Monte.
Texto: Jolse Quinto – Ascom Fmae
Fotos: Arquivo Comus
Edição: Tânia Menezes

Nenhum comentário: