topfiep

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Alunas de escola municipal de Belém são destaque no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica.


As alunas Eduarda Ferreira e Tainara Carolina, da Escola Municipal Antônio de Carvalho Brasil, do bairro da Condor, conquistaram o segundo lugar na 2ª etapa do Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica. As estudantes, de oito anos, cursam o terceiro ano do Ensino Fundamental e receberam a premiação na própria escola, durante programação especial realizada nesta terça-feira, 24.

Eduarda e Tainara foram avaliadas pelo manuseio dos aparelhos bola, fita, arco e massas e ficaram empatadas na segunda colocação do campeonato que teve a participação de 150 alunos da rede municipal de ensino, divididos em 10 equipes. Elas treinam três vezes por semana pelo projeto Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica, realizado na própria escola numa parceria da Prefeitura de Belém com a Caixa Econômica Federal e a Federação Paraense de Ginástica.

A equipe da Escola Municipal Antônio de Carvalho Brasil conquistou o maior número de medalhas na competição que terá a terceira etapa realizada no mês novembro. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é obter resultados ainda melhores na próxima fase.

Há dois anos no projeto, a escola Antônio Carvalho Brasil foi a primeira do município a abrir as portas para as atividades de ginástica. A escola também recebe alunos de outras escolas do bairro interessados em praticar a modalidade. Para participar é necessário ter entre 5 e 12 anos e estar regularmente matriculado em escolas públicas da cidade.

De acordo com a diretora da escola, Vilma Sheila Contreira, todos os alunos devem ter a oportunidade dessa vivência esportiva que só contribui para o bem das crianças físico, mental e até social. “A ginástica rítmica praticada na escola mostra que todas elas têm a capacidade de desenvolver habilidades no esporte. É importante porque através do esporte as crianças acabam tendo responsabilidades com horários, compromisso, comportamento e as famílias participam de todo esse processo”, avalia.

Para os responsáveis dos alunos a iniciativa da Semec em oportunizar o esporte olímpico aos estudantes contribui para o crescimento das crianças em ambiente longe das drogas e da violência. “É muito boa essa iniciativa. Trazer o esporte pra dentro da escola incentiva ainda mais, cria disciplina. Hoje em dia, é difícil chamar a atenção das crianças para uma atividade como essa, porque muitas delas só querem saber de televisão e vídeo game; muitas vezes até do que não presta. Minha filha adora vir pra cá”, comemora a dona de casa Maria Arlete Ferreira, mãe de uma aluna do 3º ano do ensino fundamental.

Texto: Aline Saavedra
Fotos: Acom Semec
Edição: Tânia Menezes

Nenhum comentário: