topfiep

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Estudantes de Belém festejam Dia da Raça na Aldeia Amazônica.















O prefeito Zenaldo Coutinho e a Vice-Prefeita Karla Martins prestigiaram o desfile conjunto da rede municipal de ensino em comemoração ao Dia da Raça, realizado pela Secretaria Municipal de Educação na Aldeia Amazônica, nesta quinta-feira, 5. “Esse é um momento muito importante onde as crianças exercem a cidadania e participam de um momento cívico. É um momento de interação dos alunos com a comunidade e também de expor o que é construído na escola”, disse Zenaldo Coutinho.

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, o desfile reuniu aproximadamente 800 alunos de 20 escolas da educação infantil e fundamental, sob o ritmo das bandas da Escola estadual Paes de Carvalho e do Instituto de Educação do Pará, o IEP.
Além de Zenaldo Coutinho e Karla Martins, prestigiaram o evento a Secretária de Educação Municipal, Nelly Cecília Rocha, a Diretora Geral da Semec, Rose Salame e a Diretora de Educação, Gracinete Lima.
Os alunos das escolas municipais Josino Viana, Maria Luiza Pinto do Amaral, Avertano Rocha e a Fundação Escola Bosque além de participarem do desfile acompanharam as unidades e escolas com suas bandas musicais. A Funbosque também apresentou uma atração cultural com o grupo da maior idade e com a apresentação de capoeira.
“Essa é a terceira vez que participo e gostei muito de vir desfilar aqui, tem muita gente participando. As bandas que tocam animam a gente e a vontade é de quando eu crescer poder tocar nela também”, disse o aluno Jeferson Souza, 10, da Escola municipal Josino Viana.
A cada escola que entrava na Aldeia Amazônia era possível perceber a diversidade dos temas trabalhados pelos alunos em sala de aula, principalmente os das Unidades de Educação Infantil (antigas creches). Entre os temas desenvolvidos nas escolas estavam: O Direito de ser Criança, Paz, Culturas e Lendas, Brasil Pátria Querida e o Direito à Cultura. Alguns alunos estavam caracterizados como os personagens estudados no ambiente escolar. Saci, Iara, Boto e Emílias chamavam a atenção de todos.
“É um momento maravilhoso onde os nossos alunos, da rede municipal de ensino vivem intensamente os eventos decorrentes da semana da Pátria”, enfatizou a diretora de Educação, Gracinete Lima.
Moradoras do bairro da Pedreira, tia e sobrinha saíram de casa para prestigiar o evento. “É muito bacana e muito bonito. É como manter viva toda uma tradição”, afirmou Karen Viana. Já a sobrinha Adriana Viana gostou da apresentação do grupo de capoeira. “É diferente em um desfile escolar, mas mesmo assim muito bonito de ver”, disse Karen.
Além da programação desta quinta-feira na Aldeia Amazônica, alunos de diversas escolas também desfilaram ao longo da semana nas proximidades das suas instituições,em comemoração ao dia da Raça.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Laís Rosa - Ascom Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: