topfiep

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Escolas de Cotijuba alertam sobre os problem.as ambientais da ilha durante desfile‏

Na ilha de Cotijuba mais de mil estudantes das unidades pedagógicas do Seringal da Faveira e da Escola Estadual Professora Marta da Conceição realizaram nesta quarta-feira, 04, na rua Magalhães Barata, o desfile escolar. Com o tema “Acorda Brasil” os alunos tinham como objetivo despertar a comunidade para os problemas ambientais como erosão, desmatamento e a retirada indevida de pedra e areia das praias.
Para a direção da Fundação Escola Bosque o civismo tem que ser praticado sempre e a escola tem que ter esse compromisso. "Hoje o desfile escolar tem um outro formato, os alunos já não vêem esse ato como uma obrigação, a maioria participa porque quer de fato fazer valer o seu direito de cidadão”, disse a coordenadora geral da unidade da Faveira", Telma Vânia Gomes


Desfile ecológico
Os alunos da educação infantil da sede da Escola Bosque também realizaram o desfile da semana da Pátria nas trilhas da instituição e mostraram noções de civismo e cidadania destacando o tema Escola Bosque: Cidadania se Faz com Educação, Valores e Tradição. Lição que a aluna Cristiane Silva conhece bem. ”Eu estou desfilando porque sou cidadã”, disse.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Auride Regina Morais, os pequenos também destacaram durante a apresentação temas relacionados à educação ambiental. “Nós trabalhamos essas questões diariamente, mas quando acontecem eventos como esse aproveitamos para dar ênfase à importância do papel que cada um tem dentro da sociedade e a educação ambiental está inserida diretamente nesse contexto”, afirma.
Para Miriam Goes mãe do aluno Rodrigo Goes, que é cadeirante, é muito importante que a escola promova ações como essa que envolvem todos os alunos. “O meu filho gosta de participar das programações realizadas aqui na escola, até karatê ele treina, e tudo isso tem contribuído muito para o desenvolvimento dele. Eu fico muito feliz em ver essas crianças marchando e o Rodrigo também tendo a oportunidade de participar”, declarou Miriam.
Texto: Adriana Lira - Ascom Funbosque
Fotos: Ascom Funbosque
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: