topfiep

sábado, 28 de setembro de 2013

Saiba quais são os aromas indicados para cada ambiente da casa

Óleos essenciais podem ser usados na sala, cozinha, banheiro e quarto para trazerem sensações como bem estar, relaxamento e concentração, entre outros
TAGS: 

AROMAS

DESTAQUE SERVIÇOS

OLÉOS ESSENCIAIS

publicado em 26/09/2013 às 7:34 ,
atualizado em 20/09/2013 às 17:55
por Olivia Caires | Fonte: ZAP Imóveis
Comentar
Para a aromaterapeuta Tahiana Ferraço, o melhor aroma para a casa é aquele que agrada e traz boas sensações (Fotos: Thinkstock)
Quem busca sentimentos de bem estar, relaxamento ou concentração dentro de casa pode recorrer a uma estratégia simples, que é a utilização de aromas.
Para a aromaterapeuta Tahiana Ferraço, o melhor aroma para a casa é aquele que agrada e traz boas sensações.
Em busca de um melhor resultado para o ambiente, a profissional, que é também terapeuta holística, recomenda o uso de óleos essenciais puros ao invés dos sintéticos.
“Os óleos essenciais, por serem produtos naturais, extraídos diretamente da planta de sua origem, raramente causam dor de cabeça ou atacam uma rinite alérgica”, explica Tahiana.
A aromaterapeuta lembra que, além de aumentar a probabilidade de alergia, os produtos que são apenas essências não possuem nenhum valor terapêutico, pois são produzidos para apenas imitar um aroma natural.
Para aromatizar ambientes, é possível utilizar aromatizadores do tipo vareta, assim como rechauds, plugs de tomada e objetos de cerâmica.
Ambientes – Os cômodos de uma casal têm propósitos diferentes uns dos outros, portanto cada um precisa de um tipo de cheiro particular. “Cada ambiente tem sua própria personalidade e exige um tipo de aroma mais adequado para ele”, diz Tahiana.
Óleo essencial de laranja oferece efeito relaxante e calmante
A aromaterapeuta exemplifica: “se você quer relaxar na sala, não é indicado colocar um aroma de hortelã-pimenta, por exemplo, que é totalmente revigorante e estimulante”.
Neste caso, a recomendação da especialista é do uso de um óleo essencial de laranja com lemongrass, pois este oferece um efeito relaxante e calmante.
Com a ajuda da especialista, mostramos aqui quais são os aromas mais indicados para cada ambiente da casa:
Sala de estar – “A sala é um local da casa bem dinâmico. É neste ambiente que as pessoas recebem amigos, estudam, sentam no final do dia para assistir um filme e relaxam”, lembra Tahiana.
Aroma de canela aquece o ambiente e promove interação entre as pessoas
Para auxiliar nos estudos, a profissional indica o alecrim. Se a intenção é favorecer a concentração e diminuir a tensão, deve-se usar o eucalipto. Já a laranja traz bem estar e alegria, enquanto a canela aquece o ambiente e promove interação entre as pessoas.
O olíbano ajuda a purificar o ambiente e trazer boas energias e vibrações. O cedro, com um aroma mais amadeirado, traz concentração.
Cozinha – Como a cozinha é um ambiente onde há uma grande mistura de cheiros, a especialista recomenda aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina.
Aromas como anis, canela, tomilho, manjericão e erva doce neutralizam cheiros fortes como os de frituras
Aromas de especiarias, tais como anis, canela, tomilho, manjericão e erva doce, também caem bem na cozinha, pois eles neutralizam cheiros fortes como os de frituras e ressaltam aromas de outras preparações, segundo a aromaterapeuta.
“Se a intenção é trazer à cozinha um cheiro de pão quentinho ou bolo saindo do forno de manhã na hora do café, porque isso lembra algo bom do passado, é possível recorrer às essências sintéticas, pois os óleos essenciais não conseguem proporcionar este aroma”, diz a profissional.
Para dormir bem, a dica é usar óleo essencial de lavanda, camomila, melissa, manjerona e mandarina
Quarto – “Se a ocasião for descansar e dormir bem, os dormitórios pedem aromas mais suaves e que tranquilizem”, diz Tahiana. Portanto, a recomendação é o uso de óleo essencial de lavanda, camomila, melissa, manjerona e mandarina.
Se o propósito é seduzir e criar um clima mais romântico ou exótico, a profissional indica óleos essenciais de rosa, jasmim, néroli, cardamomo, patchouli, sândalo, ylang ylang e ambrette.
Limão, pinho, cipreste, eucalipto, hortelã e tea tree são aromas ideais para o banheiro
Banheiro – Para a terapeuta holística, este ambiente pode ter cheiro de flores, como lavanda, gerânio e palmarosa, mas, acima de tudo, precisa ter um aroma característico de limpeza.
“Os óleos essenciais que proporcionam este cheiro e ainda são bactericidas e fungicidas, limpando o ambiente são: limão, pinho, cipreste, eucalipto, hortelã e tea tree”, diz.
Para este ambiente, a dica de Tahiana é colocar algumas gotas do óleo em uma bola de algodão que deve ficar dentro do rolo de papel higiênico. “Ao rolar o papel, o aroma irá espalhar pelo ambiente”, afirma.
Para limpar o piso e deixá-lo aromatizado, a sugestão da profissional é colocar água e um pouco de álcool em um balde e acrescentar gotas dos óleos. “Molhe um pano, torça e passe no chão com a ajuda de um rodo. Seu banheiro irá ficar perfumado e livre das bactérias”, ensina a especialista.

Nenhum comentário: