topfiep

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Desfile escolar leva mais de cinco mil alunos para as ruas de Outeiro‏.





A ilha do Outeiro foi palco de um grande ato cívico de crianças e adolescentes do distrito. A Avenida Nossa Senhora da Conceição foi o local escolhido pela Administração Regional do Outeiro para o desfile da Independência com a participação de aproximadamente 5 mil alunos de 20 escolas estaduais,municipais e particulares.
Com o tema “ Ilha de Caratateua unida na construção da cidadania” as principais escolas de Outeiro levaram faixas com temas como educação e meio ambiente para compor o desfile. Foi o caso da Escola Bosque, cujos alunos destacaram os temas envolvendo a educação ambiental e a construção da cidadania por meio dos vários projetos e programas desenvolvidos na instituição. Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos mostraram que para o sistema educacional, político e social do nosso país funcionar é preciso que se coloque em prática alguns valores como respeito, responsabilidade, e união. Para a professora Socorro Teixeira "uma nação só tem paz e liberdade quando ela exerce a cidadania de fato".
Crianças de todas as idades conseguiram mostrar a paixão pelo País, foi o caso de Maria Eduarda de seis anos que desfilou pela primeira vez e ainda carregou a bandeira do Brasil, ao lado do pai, Edenilson Oliveira que acompanhou cada passo da pequenina. “ É um orgulho ver minha filha carregar a bandeira nacional,ela fez eu comprar roupa nova e deixar de viajar para poder acompanhar o desfile,mas tudo isso vale a pena”,disse.
Já Everton Santos, que desfila há três anos, se disse orgulhoso de mais uma vez poder demonstrar seu amor pelo Brasil e pelo Estado onde vive. “Fiz questão de carregar a bandeirinha do Brasil e do Pará, pois me sinto orgulhoso de mostrar todo esse amor não só à minha pátria,mas também ao meu estado”, comentou.
Para a administradora regional de Outeiro, Waldenize Braga, a participação de todas as escolas da ilha no desfile foi muito importante, pois demonstra a importância da data para os moradores do distrito. “ Presenciar crianças de todas a idades e a participação de todas escolas de Outeiro demonstra que a comunidade respeita e se orgulha da sua pátria”, declarou.
Texto: Victor Miranda/ Ascom Arout e Adriana Lira/Ascom Funbosque
Fotos: Ascom Funbosque
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: