topfiep

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Educação física na rede municipal de educação proporciona vivências esportivas e culturais em Belém.

Professora Rosa Costa, que recebeu o Troféu TOP FIEP BRASIL

Com ações que oportunizam a inclusão social por meio de vivências esportivas, recreativas, culturais e corporais, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem promovendo atividades esportivas no dia-a-dia das unidades escolares. Por meio do Departamento de Educação Física (DEEF), os alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm acesso a práticas que contribuem para multiplicar as suas possibilidades de aprendizagem.

A educação física está presente em 81 escolas de ensino fundamental da rede municipal. Desse total, 67 unidades possuem espaços para a prática das atividades esportivas. Em 2018, cerca de 116 unidades de educação infantil e escolas de ensino fundamental receberam material esportivo. Em 2019, novas aquisições já foram solicitadas.

No último ano, a Semec investiu principalmente na formação continuada dos professores, com a chamada Hora Pedagógica, que reserva semanalmente um turno para que o docente possa se dedicar a estudos, pesquisas, planejamento e avaliação. Foram sete temáticas que foram apresentadas para cerca de 90 professores, com oficinas como “Capoeira nas escolas” e “Propostas de atividades em quadra”.

A partir das formações surgiram projetos de extensão em 14 escolas da rede, levando atividades físicas, culturais e de recreação que possam contemplar o acesso não só da comunidade escolar, mas também da comunidade do seu entorno. Com os projetos, o tempo de permanência do aluno na escola aumenta, assim como o atendimento à coletividade, ajudando no combate ao ócio e na prevenção e enfrentamento da violência.

Entre os projetos de extensão, os mais comuns nas escolas são aqueles relacionados a algum esporte, como futsal, basquete, handebol e vôlei. Os projetos de dança estão presentes em cinco escolas. E em uma delas existe um projeto de extensão específico de capoeira.

A capoeira também faz parte de um projeto especial, o Capoeira nas Escolas, uma estratégia para trazer atividades lúdicas, esportivas, socializadoras, educativas e culturais para o ambiente escolar. A Semec conta com 20 instrutores de capoeira que atendem alunos matriculados, egressos e a comunidade em 23 unidades escolares.

O trabalho da educação física na rede municipal vem sido reconhecido através das premiações que os professores recebem, como a professora Rosa Costa, que recebeu o Troféu TOP FIEP BRASIL, uma promoção da Delegacia Geral da Fiep (Federação Internacional de Educação Física) no Brasil.

"Sinto-me gratificada em receber este prêmio, me sinto feliz pelo reconhecimento ao trabalho prestado, que sempre realizei com muito zelo e eficiência", disse a professora. O prêmio é resultado do trabalho com o projeto Teia dos Saberes, que trabalha múltiplas linguagens através de brinquedos que utilizam materiais reciclados.
Texto: Vanessa Pinheiro
Foto: Wilmar Hermann

Nenhum comentário: