topfiep

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

15º Prêmio Top FIEP Brasil 2018/2019.

TROFÉU
Professora da rede municipal de ensino é premiada nacionalmente.
Querida por alunos e corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Josino Viana, do bairro da Pedreira, a professora de educação física, Rosa da Costa, foi premiada com o Troféu TOP FIEP BRASIL, evento promovido pela Delegacia Geral da Federação Internacional de Educação Física (Fiep) no Brasil, que premia os profissionais de várias regiões do Brasil.

A premiação foi resultado do projeto “Teia dos Saberes”, criado em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto surgiu com o objetivo de mesclar diversão e aprendizado na hora do recreio, para que as crianças possam ter uma ocupação, a partir do lúdico, com materiais alternativos e coloridos, socializando e promovendo a inclusão entre os alunos. “A ‘Teia’ é um emaranhado de fios que fortalecem uns aos outros. E através da brincadeira nós vamos para os emergentes, trabalhando as habilidades motoras que são os movimentos, a parte do equilíbrio e a parte cognitiva”, destaca a professora Rosa da Costa, conhecida na escola como Rosinha.

Os assuntos tratados em sala de aula também são guias para as brincadeiras executadas e criadas pela professora, trabalhando as disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências. “Nós enquanto escola temos que trabalhar em parceria e a Rosinha que já faz esse trabalho há anos aqui vem somar ainda mais com esse pertencimento. O aluno ganha mais um motivo para querer ficar na escola”, comenta o professor do 4° ano, Anderson Silva.

A aluna Nathallyn Beatriz, de 9 anos, participou das atividades e não escondeu o quanto se divertiu. “Eu acho muito legal o projeto dela, a gente senta na quadra e faz brincadeiras de competições. A minha atividade preferida é quando sentamos e cantamos juntos”, diz a estudante do 4° ano.

“A tia Rosinha ensina de um jeito legal, diferente e com brincadeiras. A gente aprende muito”, conta empolgada a estudante Hariely Brasil, de 9 anos, também do 4° ano.
Reunidos na quadra, os alunos de idade e séries diferentes, socializam e aprendem sobre a importância da inclusão e do respeito. “Isso é bom para que as crianças possam desenvolver uma socialização mais ampla, ou seja, sai da sala de aula com essa socialização e passa para um todo”, conta Lidianne Garcia, diretora da escola.
O projeto “Teia dos Saberes” atinge quase cinco mil alunos de escolas municipais, unidades de educação integral (UEI) e unidades pedagógicas. Só na escola Josino Vieira são quase 200 alunos, na faixa etária de 5 a 12 anos, do 1° ao 5° ano.
Premiação - O Troféu TOP FIEP BRASIL é uma Promoção da Delegacia Geral da Fiep (Federação Internacional de Educação Física) no Brasil, realizado há 15 anos com o objetivo de homenagear profissionais de todo o país, por uma votação on-line dividida em sete categorias: Especial, Profissionais, Estudantes, Livros, Revistas, Marca e Internet. A premiação foi entregue em Janeiro deste ano, durante o Congresso Internacional da FIEP, em Foz do Iguaçu.                        
Texto:
Jamylle Araújo
http://www.belem.pa.gov.br/

Nenhum comentário: