topfiep

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Educação física na rede municipal de educação proporciona vivências esportivas e culturais em Belém.

Professora Rosa Costa, que recebeu o Troféu TOP FIEP BRASIL

Com ações que oportunizam a inclusão social por meio de vivências esportivas, recreativas, culturais e corporais, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) vem promovendo atividades esportivas no dia-a-dia das unidades escolares. Por meio do Departamento de Educação Física (DEEF), os alunos da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm acesso a práticas que contribuem para multiplicar as suas possibilidades de aprendizagem.

A educação física está presente em 81 escolas de ensino fundamental da rede municipal. Desse total, 67 unidades possuem espaços para a prática das atividades esportivas. Em 2018, cerca de 116 unidades de educação infantil e escolas de ensino fundamental receberam material esportivo. Em 2019, novas aquisições já foram solicitadas.

No último ano, a Semec investiu principalmente na formação continuada dos professores, com a chamada Hora Pedagógica, que reserva semanalmente um turno para que o docente possa se dedicar a estudos, pesquisas, planejamento e avaliação. Foram sete temáticas que foram apresentadas para cerca de 90 professores, com oficinas como “Capoeira nas escolas” e “Propostas de atividades em quadra”.

A partir das formações surgiram projetos de extensão em 14 escolas da rede, levando atividades físicas, culturais e de recreação que possam contemplar o acesso não só da comunidade escolar, mas também da comunidade do seu entorno. Com os projetos, o tempo de permanência do aluno na escola aumenta, assim como o atendimento à coletividade, ajudando no combate ao ócio e na prevenção e enfrentamento da violência.

Entre os projetos de extensão, os mais comuns nas escolas são aqueles relacionados a algum esporte, como futsal, basquete, handebol e vôlei. Os projetos de dança estão presentes em cinco escolas. E em uma delas existe um projeto de extensão específico de capoeira.

A capoeira também faz parte de um projeto especial, o Capoeira nas Escolas, uma estratégia para trazer atividades lúdicas, esportivas, socializadoras, educativas e culturais para o ambiente escolar. A Semec conta com 20 instrutores de capoeira que atendem alunos matriculados, egressos e a comunidade em 23 unidades escolares.

O trabalho da educação física na rede municipal vem sido reconhecido através das premiações que os professores recebem, como a professora Rosa Costa, que recebeu o Troféu TOP FIEP BRASIL, uma promoção da Delegacia Geral da Fiep (Federação Internacional de Educação Física) no Brasil.

"Sinto-me gratificada em receber este prêmio, me sinto feliz pelo reconhecimento ao trabalho prestado, que sempre realizei com muito zelo e eficiência", disse a professora. O prêmio é resultado do trabalho com o projeto Teia dos Saberes, que trabalha múltiplas linguagens através de brinquedos que utilizam materiais reciclados.
Texto: Vanessa Pinheiro
Foto: Wilmar Hermann

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Rosa Costa ensina alunos e professores a produzir o próprio material da recreação.

Criatividade, engajamento e compromisso social, definem a atuação da educadora física da rede pública municipal de Belém, Rosa Costa. Aos 55 anos, mais de 30 atuando na magistério público, professora Rosinha, como é conhecida pelos estudantes, corou a carreira com o troféu Top Fiep Brasil, premiação promovida pela Delegacia Geral da Federação Internacional de Educação Física (Fiep) no Brasil.




Rosinha participa do projeto Teia dos Saberes, criado em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belém (Semec). O programa integra atividades de educação física, recreação e interação com todas as disciplinas do ensino fundamental.
Como a própria educadora conta, ela atende em média 200 alunos nos recreios, onde ensina a confeccionar os materiais que utiliza para as atividades. "As crianças amam fazer os próprios materiais que vamos utilizar. Usamos material que ia pro lixo, como lata, garrafa pet, madeira, tudo dá pra se transformar em brinquedos", ensina.
Mas, o prêmio não é o primeiro da vida da educadora física. Ela já recebeu várias premiações, no Senado Federal, pela participação no Projeto Educação Física sem Fronteiras.
E foi justamente este projeto internacional, que a levou a viajar toda a América do Sul e Central, ensinando professores de educação física a trabalhar produtos com material barato e que têm à disposição para utilizar com seus alunos. No México, a professora também recebeu premiações pelo trabalho desenvolvido, onde recebeu os troféus, Áquila de Prata e Guerreiros do México. 
"Eu faço tudo com muito amor e dedicação. O resultado é muita satisfação, pois amo ser professora, amo ser ser educadora física", afirma Rosinha.
Assista a entrevista da educadora Rosa Costa ao jornalista Daniel Santos do Portal Roma News:
https://www.romanews.com.br/cidade/professora-de-educacao-fisica-premiada-por-uso-de-material-reciclavel/29240/

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

15º Prêmio Top FIEP Brasil 2018/2019.

TROFÉU
Professora da rede municipal de ensino é premiada nacionalmente.
Querida por alunos e corpo docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Josino Viana, do bairro da Pedreira, a professora de educação física, Rosa da Costa, foi premiada com o Troféu TOP FIEP BRASIL, evento promovido pela Delegacia Geral da Federação Internacional de Educação Física (Fiep) no Brasil, que premia os profissionais de várias regiões do Brasil.

A premiação foi resultado do projeto “Teia dos Saberes”, criado em 2017, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec). O projeto surgiu com o objetivo de mesclar diversão e aprendizado na hora do recreio, para que as crianças possam ter uma ocupação, a partir do lúdico, com materiais alternativos e coloridos, socializando e promovendo a inclusão entre os alunos. “A ‘Teia’ é um emaranhado de fios que fortalecem uns aos outros. E através da brincadeira nós vamos para os emergentes, trabalhando as habilidades motoras que são os movimentos, a parte do equilíbrio e a parte cognitiva”, destaca a professora Rosa da Costa, conhecida na escola como Rosinha.

Os assuntos tratados em sala de aula também são guias para as brincadeiras executadas e criadas pela professora, trabalhando as disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências. “Nós enquanto escola temos que trabalhar em parceria e a Rosinha que já faz esse trabalho há anos aqui vem somar ainda mais com esse pertencimento. O aluno ganha mais um motivo para querer ficar na escola”, comenta o professor do 4° ano, Anderson Silva.

A aluna Nathallyn Beatriz, de 9 anos, participou das atividades e não escondeu o quanto se divertiu. “Eu acho muito legal o projeto dela, a gente senta na quadra e faz brincadeiras de competições. A minha atividade preferida é quando sentamos e cantamos juntos”, diz a estudante do 4° ano.

“A tia Rosinha ensina de um jeito legal, diferente e com brincadeiras. A gente aprende muito”, conta empolgada a estudante Hariely Brasil, de 9 anos, também do 4° ano.
Reunidos na quadra, os alunos de idade e séries diferentes, socializam e aprendem sobre a importância da inclusão e do respeito. “Isso é bom para que as crianças possam desenvolver uma socialização mais ampla, ou seja, sai da sala de aula com essa socialização e passa para um todo”, conta Lidianne Garcia, diretora da escola.
O projeto “Teia dos Saberes” atinge quase cinco mil alunos de escolas municipais, unidades de educação integral (UEI) e unidades pedagógicas. Só na escola Josino Vieira são quase 200 alunos, na faixa etária de 5 a 12 anos, do 1° ao 5° ano.
Premiação - O Troféu TOP FIEP BRASIL é uma Promoção da Delegacia Geral da Fiep (Federação Internacional de Educação Física) no Brasil, realizado há 15 anos com o objetivo de homenagear profissionais de todo o país, por uma votação on-line dividida em sete categorias: Especial, Profissionais, Estudantes, Livros, Revistas, Marca e Internet. A premiação foi entregue em Janeiro deste ano, durante o Congresso Internacional da FIEP, em Foz do Iguaçu.                        
Texto:
Jamylle Araújo
http://www.belem.pa.gov.br/