topfiep

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.

Aos seis anos, Divaldo Gabriel Silva nunca tinha frequentado uma escola. A vontade da mãe, a autônoma Edilene Silva Nascimento, de ver o filho interagindo com outras crianças e adquirindo novos aprendizados em uma sala de aula perto de casa e com acessibilidade garantida para o menino portador de paralisia cerebral desde os quatro anos, parecia um sonho distante. “Não havia escola que oferecesse um espaço adequado a ele. Meu maior sonho era vê-lo estudando e evoluindo na vida. E, hoje, consegui finalmente realizar esse desejo”, disse emocionada. “Agora meu filho vai poder estudar e conviver em um espaço que atende seus limites. Minha expectativa é a melhor possível”, completou.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
O pequeno Divaldo Silva é um dos alunos que participaram, na manhã desta terça-feira, 16, da cerimônia de entrega da nova unidade de educação do bairro do Guamá, a Escola Municipal Edson Luís. O espaço foi completamente revitalizado e ampliado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Educação (Semec). Com a reforma, a unidade educacional que hoje atende 700 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental passa de seis salas de aula para 12. 
A reinauguração pretende proporcionar melhores condições de aprendizagem, conforto e qualidade no atendimento prestado aos alunos e, também, para a comunidade do entorno. 
A presidente da Associação dos moradores do Riacho Doce, Martha Pereira, agradeceu ao trabalho finalizado e ao comprometimento da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho com a comunidade. “Há tempos vínhamos lutando por este momento e hoje só temos motivos para comemorar”, disse. “Estou com o coração radiante”, continuou Martha que revelou que suas três filhas estudaram na instituição.
“A revolução está acontecendo em todas as escolas que estão sendo inauguradas. São unidades com qualidade, infraestrutura moderna, brinquedoteca, salas multifuncionais, área de lazer, laboratório de informática, quadras de esporte polivalentes cobertas, sala de dança, refeitório, banheiros e bibliotecas”, anunciou Zenaldo Coutinho. “Nós estamos entregando, em termos de infraestrutura, um espaço igual ao encontrado nas escolas particulares e adicionando a isto, profissionais competentes, talentosos e dedicados”, completou o prefeito de Belém.
A capital paraense conta, agora, com 53 mil vagas nas escolas de Ensino Fundamental e também educação de jovens e adultos. Além de 21 mil vagas no Ensino Infantil, as antigas creches. “O município saiu de 16 mil vagas para 21 mil. É uma ampliação expressiva na oferta de vagas e todas sendo entregues com recursos do próprio município”, ressaltou Zenaldo Coutinho. 
“Fico muito feliz de estar sendo instrumento dessa revolução que está acontecendo. Na educação especial, saímos de 500 alunos para 1382, são números efetivos de uma transformação real que está acontecendo na cidade. Ainda neste primeiro semestre, iremos ampliar mais 2 mil vagas no Ensino Infantil”, finalizou o prefeito.
Do lado de fora, na frente do novo prédio Edson Luís, Isaías Santos da Costa, aluno do 4º ano, era só felicidade. Com o sorriso estampado no rosto, o garoto de 10 anos compartilhou a alegria de agora poder frequentar uma escola com todos os ambientes de ensino e lazer. “Estou ansioso para entrar na biblioteca e ver quais livros tem lá. Quero ler todos”, disse ele que confessou ser um apaixonado pela leitura. “A escola ficou muito linda, não vou mais querer sair daqui”, garantiu sem tirar o sorriso do rosto.
A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a presença de secretários municipais, lideranças comunitárias, moradores do bairro, professores e pais de alunos.
Os investimentos da Prefeitura de Belém em educação devem seguir em ritmo acelerado durante todo o ano com a construção das Escolas de Tempo Integral Caruará, no distrito de Mosqueiro; Campos Elíseos, no Tapanã; Ciro Pimenta, no Parque Guajará; São Clemente, no Benguí; Portal, no Jurunas; Alzira Pernambuco, no Marco; Amigos Solidários e Comunidade Vitória, no Tapanã; UEI Erê, no Barreiro; São Silvestre, no Jurunas; Nelsinho, no Telégrafo e Malvinas e UP Fidelis, no Outeiro.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário: