topfiep

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Projeto Vida Saudável.


O NAST - Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador/ SEMEC deu início, na manhã do dia 26/ 02/2016 ao Ciclo de Palestras do Projeto Vida Saudável. 
Projeto baseado na Lei 9. 130/2015 que Institui a Política de Informação e Prevenção à Obesidade e as doenças dela decorrentes, o projeto visa orientar e estimular práticas alimentares mais saudáveis e tornar a atividade física parte da rotina do trabalhador.  A primeira formação teve como tema: A atividade física e seus benefícios para a saúde, com a professora Rosinha Costa.
Nast Semec convida você para viver uma vida mais saudável. 
Inscreva- se, participe do projeto!
 Projeto Vida Saudável. 
 Projeto Vida Saudável. 
 Projeto Vida Saudável. 
Fonte: Equipe NAST
Fotos: Lucille Souza

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.

Aos seis anos, Divaldo Gabriel Silva nunca tinha frequentado uma escola. A vontade da mãe, a autônoma Edilene Silva Nascimento, de ver o filho interagindo com outras crianças e adquirindo novos aprendizados em uma sala de aula perto de casa e com acessibilidade garantida para o menino portador de paralisia cerebral desde os quatro anos, parecia um sonho distante. “Não havia escola que oferecesse um espaço adequado a ele. Meu maior sonho era vê-lo estudando e evoluindo na vida. E, hoje, consegui finalmente realizar esse desejo”, disse emocionada. “Agora meu filho vai poder estudar e conviver em um espaço que atende seus limites. Minha expectativa é a melhor possível”, completou.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
 INAUGURAÇÃO DA REFORMA DA ESCOLA EDSON LUIS.
O pequeno Divaldo Silva é um dos alunos que participaram, na manhã desta terça-feira, 16, da cerimônia de entrega da nova unidade de educação do bairro do Guamá, a Escola Municipal Edson Luís. O espaço foi completamente revitalizado e ampliado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Educação (Semec). Com a reforma, a unidade educacional que hoje atende 700 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental passa de seis salas de aula para 12. 
A reinauguração pretende proporcionar melhores condições de aprendizagem, conforto e qualidade no atendimento prestado aos alunos e, também, para a comunidade do entorno. 
A presidente da Associação dos moradores do Riacho Doce, Martha Pereira, agradeceu ao trabalho finalizado e ao comprometimento da gestão do prefeito Zenaldo Coutinho com a comunidade. “Há tempos vínhamos lutando por este momento e hoje só temos motivos para comemorar”, disse. “Estou com o coração radiante”, continuou Martha que revelou que suas três filhas estudaram na instituição.
“A revolução está acontecendo em todas as escolas que estão sendo inauguradas. São unidades com qualidade, infraestrutura moderna, brinquedoteca, salas multifuncionais, área de lazer, laboratório de informática, quadras de esporte polivalentes cobertas, sala de dança, refeitório, banheiros e bibliotecas”, anunciou Zenaldo Coutinho. “Nós estamos entregando, em termos de infraestrutura, um espaço igual ao encontrado nas escolas particulares e adicionando a isto, profissionais competentes, talentosos e dedicados”, completou o prefeito de Belém.
A capital paraense conta, agora, com 53 mil vagas nas escolas de Ensino Fundamental e também educação de jovens e adultos. Além de 21 mil vagas no Ensino Infantil, as antigas creches. “O município saiu de 16 mil vagas para 21 mil. É uma ampliação expressiva na oferta de vagas e todas sendo entregues com recursos do próprio município”, ressaltou Zenaldo Coutinho. 
“Fico muito feliz de estar sendo instrumento dessa revolução que está acontecendo. Na educação especial, saímos de 500 alunos para 1382, são números efetivos de uma transformação real que está acontecendo na cidade. Ainda neste primeiro semestre, iremos ampliar mais 2 mil vagas no Ensino Infantil”, finalizou o prefeito.
Do lado de fora, na frente do novo prédio Edson Luís, Isaías Santos da Costa, aluno do 4º ano, era só felicidade. Com o sorriso estampado no rosto, o garoto de 10 anos compartilhou a alegria de agora poder frequentar uma escola com todos os ambientes de ensino e lazer. “Estou ansioso para entrar na biblioteca e ver quais livros tem lá. Quero ler todos”, disse ele que confessou ser um apaixonado pela leitura. “A escola ficou muito linda, não vou mais querer sair daqui”, garantiu sem tirar o sorriso do rosto.
A cerimônia de inauguração contou, ainda, com a presença de secretários municipais, lideranças comunitárias, moradores do bairro, professores e pais de alunos.
Os investimentos da Prefeitura de Belém em educação devem seguir em ritmo acelerado durante todo o ano com a construção das Escolas de Tempo Integral Caruará, no distrito de Mosqueiro; Campos Elíseos, no Tapanã; Ciro Pimenta, no Parque Guajará; São Clemente, no Benguí; Portal, no Jurunas; Alzira Pernambuco, no Marco; Amigos Solidários e Comunidade Vitória, no Tapanã; UEI Erê, no Barreiro; São Silvestre, no Jurunas; Nelsinho, no Telégrafo e Malvinas e UP Fidelis, no Outeiro.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Formação continuada na UEI São José.

 Vivências das linguagens, da acolhida e da brincadeira.
Professora: Rosinha Costa.
Técnica: Suely da Paz.
Equipe: Kelly, Rai, Claudia e Selma.
Faixa etária: 3 e 4 anos.
Linguagem impulsionadora: Brincadeira.
Recursos: "Teia das linguagens", bola e coadores de café coloridos.
1ª Atividade"Ciranda do vira - desvira
Objetivo: Ampliar a oralidade, o repertório de cantigas, a atenção e coordenação das crianças. 
Linguagens emergentes envolvidas: Musical, gestual corporal, atenção e ritmo.
Metodologia: Em circulo, cada criança pega uma fita/fio e gira enquanto cantam a cantiga "Tanta laranja Madura" e quando chegar no trecho ... vira a -------------- de cor de canela a criança se enrola na fita e se desenrola.

2ª Atividade" Não deixa cair! 
Objetivo: Ampliar a atenção, a noção de quantidade (numerais) levando em conta a faixa etária.
Linguagens emergentes: Gestual corporal, matemática, raciocínio lógico e movimento.
Metodologia: Cada criança com seu coador, uma arremessa a bola e as outras em círculo não devem deixar a bola cair, e devem fazer a contagem em voz alta.
Equipe: Adriana, Ângela, Fabíola e Sueli.
Linguagem impulsionadora: Jogo simbólico ( brincadeira)
Emergentes: Musical, matemática, inter e intra pessoal.
Conteúdos: Linguagem 
- Brincadeira Escravo de Jó
- Cores primárias
- Movimento e equilíbrio
- Tempo Espaço
- Coordenação motora ampla
Objetivo: Proporcionar a partir das brincadeiras vivenciadas momentos de descontração e interação a fim de que as crianças desenvolvam seus conhecimentos relacionados as múltiplas linguagens.
Metodologia: Organizaremos as crianças em círculos e apresentaremos a elas as brincadeiras que serão desenvolvidas naquele momento, sendo elas: Escravo de Jó e no Caminho da Trilha. Utilizaremos os seguintes materiais: Coadores de café, argola, barbante colorido e bolas de cores variadas.
Recursos: Coadores de café coloridos, argola, bola,  barbante, aparelho de som e CD.
Avaliação: A avaliação se dará em todo o processo de desenvolvimento das atividades realizadas, observando a participação e o interesse das crianças. 

 Fonte: Equipe da UEI São José.
Fotos: Rosinha Costa

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Se 'acabou' no Carnaval? Veja receitas de sucos detox para se recuperar da folia Práticos e refrescantes, eles reúnem diferentes benefícios em um copo


Se no dia a dia nosso organismo já é exposto à ação de agentes internos e externos que podem levar ao inchaço e à retenção hídrica, no Carnaval, o volume de líquidos e toxinas acumuladas tende a ser ainda maior. Por isso, poucas opções são melhores para promover uma verdadeira limpeza no corpo do que os sucos detox com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Aliados a uma alimentação rica em nutrientes, eles ajudam a eliminar as toxinas e promover a saúde do intestino e do fígado, os principais órgãos responsáveis pela detoxificação.


Entre os ingredientes mais recomendados para preparar a bebida estão as frutas cítricas e vermelhas, vegetais e leguminosas como couve-flor, brócolis, couve e rabanete. A couve, por exemplo, costuma estar muito presente no suco verde em função da presença de magnésio - mineral que participa na ativação de uma das enzimas mais importantes do processo de eliminação de toxinas hepática, a glutationa peroxidase - e de clorofila, que também está envolvida no processo de detoxificação. Confira as receitas abaixo e se anime para pensar em várias combinações:

Suco detox de beterraba, maçã e aipo


Receita tem chá de erva doce ou de hortelã
Leia mais:  http://gnt.globo.com/receitas/guias/se-acabou-no-carnaval-veja-receitas-de-sucos-detox-para-se-recuperar-da-folia.htm

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Zika virus: ONU defende direito ao aborto em países afetados.

De acordo com a entidade, as leis que restringem acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 05/02/2016

O principal comissários de Direitos Humanos da ONU Zeod Raad al Hussein solicitou, nesta sexta-feira (5), aos países afetados pelo vírus zika que autorizem o aborto.
Em declaração ele disse que as leis e as políticas que restringem o acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas em consonância com os direitos humanos, a fim de garantir na prática o direito à saúde para todos.
Al Hussein disse ainda que as mulheres devem ter acesso a todos os serviços médicos, inclusive os abortos.
Publicidade
A febre zika, ou simplesmente zika vírus, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil o zika vírus tem sido associado à microcefalia, uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que a de outras da mesma idade e sexo.
Quando questionada sobre os países que criminalizam o aborto, a porta-voz do comissário da ONU Cecile Pouilly criticou a falta de coerência das autoridades desses países, uma vez que estão recomendando que as mulheres não engravidem nesse momento, mas não disponibilizam informação e meios adequados para interromperem a gravidez.
Para a ONU, os países que proíbem ou restringem políticas públicas relacionadas à serviços de saúde e de procriação, principalmente em casos epidêmicos, como a atual, estão em contravenção com o direito internacional.
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Seis meses para os Jogos Olímpicos: mais 22 eventos-teste na reta final para o Rio 2016.

Copa do Mundo de Saltos Ornamentais dá chance ao público de sentir o clima de competição internacional já este mês com ingressos a R$ 30.

Faltam seis meses para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas isso não quer dizer que o torcedor precisa esperar até agosto para acompanhar eventos de alto nível no Rio de Janeiro. De fevereiro a maio, 22 eventos-teste aquecem a cidade-sede – e as duas competições mais eletrizantes são abertas ao público, com venda de ingressos de preços acessíveis.
O primeiro deles, a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais reunirá a elite mundial do esporte de 19 a 24 de fevereiro no Centro Aquático Maria Lenk. Serão 272 atletas de 49 países na briga por 92 vagas Olímpicas, sendo 18 em provas individuais e cinco nas provas de duplas sincronizadas. E a notícia é boa para quem quer viver o clima dos Jogos já em fevereiro: os ingressos estão à venda por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Em abril é a vez da ginástica: 284 feras das três modalidades do esporte (artísticarítmica e trampolim) se reunirão na Arena Olímpica do Rio, de 16 a 22 de abril, em busca das últimas vagas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os ingressos estarão disponíveis em breve, também no aquecerio.com.
Fonte: http://www.rio2016.com/

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

" CARNAVAL PASSA ... A VIDA CONTINUA".

O NAST (Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador), com a atribuição de realizar ações, de promoção e prevenção à saúde, aos servidores da Secretaria Municipal de Educação em Belém (SEMEC), realizou no dia 03 de fevereiro deste ano, um evento de educação e saúde a respeito do HIV/Aids, com o objetivo de informar aos servidores sobre tal doença (prevenção e formas de contagio) e ainda alertar quanto aos fatores de riscos no período carnavalesco que se aproxima. Para tal, o tema do evento foi “O CARNAVAL PASSA... A VIDA CONTINUA!”.

O evento acorreu pela manhã com duas profissionais do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Adriana Carvalho (Psicóloga) e Edilma Corrêa (Assistente Social), as quais palestraram sobre HIV/Aids. Houve distribuição de camisinhas, tanto masculinas quanto femininas, lubrificantes e máscaras carnavalescas. As palestrantes ainda realizaram orientação e demonstração quanto ao uso correto do preservativo.
No período vespertino a equipe do NAST esteve em todas as salas da SEMEC/SEDE para realizar um momento lúdico com marchinhas de carnaval, perguntas (Quiz sobre HIV/Aids) e distribuição de brindes.

" CARNAVAL PASSA ... A VIDA CONTINUA".
" CARNAVAL PASSA ... A VIDA CONTINUA".
Fonte: NAST/DERH/SEMEC
Fotos: Rosinha Costa

[FIEP] Enc: [Boletim CONFEF] - Nº 176 - Janeiro de 2016‏.

Boletim Eletrônico CONFEF
Inscrições abertas para residência profissional
Boletim Eletrônico CONFEF

Estão abertas até a próxima quarta-feira, 04/02, as inscrições para a Residência Multiprofissional em Atenção Básica em Apucarana (PR). A Pós-Graduação lato sensu (Especialização) é voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde excetuada a médica.
Consiste em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.
Saiba como participar aqui.

Vitória da Educação Física escolar em São Paulo
Atendendo aos anseios dos Profissionais de Educação Física da rede estadual de educação, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo publicou a Resolução SE 4, de 15 de janeiro de 2016, que dispõe sobre Atividades Curriculares Desportivas (ACDs) nas unidades escolares da rede pública estadual, restabelecendo o procedimento de atribuição das ACDs no processo inicial de atribuição de classes e aulas.
Foi também publicada a Resolução SE 5, de 15 de janeiro de 2016, a qual estabelece que a atribuição de aulas das turmas de ACDs será efetuada juntamente com as aulas do ensino regular, no processo inicial e/ou durante o ano, observando critérios de habilitação e qualificação docente.
Em 18 de dezembro de 2015, o Presidente do CREF4/SP, Nelson Leme da Silva Junior [CREF 000200-G/SP], encaminhou ofício à Coordenação de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação (ver notícia), com o objetivo de expor as dificuldades enfrentadas pelos Profissionais de Educação Física em razão do procedimento de atribuição das ACDs até então regulamentado pela Resolução SE 74/2014, que agora foi revogada.
A exigência de registro profissional no Sistema CONFEF/CREFs para o docente da disciplina de Educação Física foi mantida no art. 5º, §7º, da Resolução SE 75, de 28 de novembro de 2013. Trata-se, portanto, de condição essencial para a atribuição de aulas.
Fonte: CREF4/SP
CREF13/BA-SE fiscaliza 10 cidades baianas
O CREF13/BA-SE fiscalizou 118 estabelecimentos, em 10 cidades da Bahia, ao longo da primeira quinzena de janeiro. Na oportunidade, os agentes de fiscalização do CREF13/BA-SE flagraram seis pessoas no exercício ilegal da profissão.
Em Salvador e Lauro de Freitas a fiscalização visitou 77 estabelecimentos esportivos. Os bairros percorridos na capital baiana foram: Brotas, Cajazeiras, Cosme de Farias e o Subúrbio interior baiano, os municípios foram: Valença, Laje, Jiquiriça, Jaguaquara, Santa Inês, Ubaíra, Itaquara e Mutuípe.
Ao todo, 41 estabelecimentos foram fiscalizados no interior baiano, sendo 17 em Valença, 13 em Jaguaquara e os outros 11 nas cidades de: Itaquara, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje. Entre as academias fiscalizadas: 14 não possuíam registro no CREF e seis estavam sem supervisão de um Profissional.
Fonte: CREF13/BA-SE
Professor Tojal é homenageado em Campinas (SP)
Boletim Eletrônico CONFEFCom uma trajetória notável e dedicada ao desenvolvimento da Educação Física no país, o Conselheiro Federal Dr. João Batista Andreotti Gomes Tojal [CREF 000003-G/SP] foi homenageado no último sábado, 30/01, pelo CREF4/SP. O professor foi agraciado com a denominação de seu nome à Unidade Seccional do Conselho, em Campinas, inaugurada no ano passado.
O Professor Tojal foi um dos primeiros membros do CONFEF e participou da criação do CREF4/SP, atuou desde o início na elaboração e implantação do Código de Ética Processual e também do Código Processual de Ética do Sistema CONFEF/CREFs.
Graduado em Educação Física pela PUC Campinas, o Professor Tojal é Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade de Piracicaba, Doutor em Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa, é Professor Titular Aposentado da UNICAMP, autor de livros e artigos científicos na área de Educação Física e Desportos.
Boletim Eletrônico CONFEF
Academias ao ar livre de MS terão Profissional de Educação Física
As academias ao ar livre de Campo Grande deverão ter Profissionais de Educação Física e estagiários para orientar os usuários de segunda-feira a sábado das 6h às 9h e das 17h às 20h.
Boletim Eletrônico CONFEF
De acordo com a lei, cada região terá um Profissional e cada praça ou parque com academia ao ar livre, dois estagiários. Para isso, a prefeitura poderá formar convênios ou termos de cooperação com entidades de ensino superior de educação física para contratação de estagiários.
As atividades físicas poderão ser realizadas individualmente, ou em grupos divididos de acordo com as características dos participantes. As despesas deverão ser de verbas próprias, consignadas em orçamento e suplementadas se necessárias.
Fonte: G1
No Piauí, lei exige Responsável Técnico graduado em academias
Uma lei de autoria do deputado estadual Flávio Nogueira Júnior determina que as academias de ginástica e demais estabelecimentos de prática esportiva somente funcionem sob a responsabilidade técnica de um Profissional de Educação Física. A obrigatoriedade está relacionada na Lei Nº6.760, já sancionada pelo governador Wellington Dias e publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a lei, para a frequência nos estabelecimentos, é obrigatório o preenchimento de um questionário de Prontidão para Atividade Física. A ideia, segundo o deputado, é garantir uma segurança aos praticantes de atividade física, para que os mesmos possam praticar somente aquela atividade que não traga prejuízos à saúde.
“Todo mundo sabe que praticar atividade física sem o acompanhamento de um profissional é arriscado. A atividade física é benéfica à saúde, mas somente se for feita a maneira correta. Se for feita sem acompanhamento, sem supervisão, pode trazer prejuízos maiores. Por isso, a necessidade da elaboração da lei”, ressaltou o parlamentar.
Em caso de descumprimento, as academias estão sujeitas à penalidades, que vão desde advertência, aplicação de multa, até a interdição total ou parcial do estabelecimento.
Fonte: Cidade Verde
Profissional vai participar da organização das Olimpíadas do Rio
O Profissional de Educação Física Kellermann Luiz Figueiredo Zanotti [CREF 000178-G/MS], que trabalha na Fundação Municipal de Esporte (Funesp) em Campo Grande (MS), foi convidado para participar da organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Indicado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Kellermann vai gerenciar as operações técnicas da modalidade nos Jogos, que começam em 05/08 e seguem até o dia 21/08. O professor permanece no Rio de janeiro até setembro, quando acontecem os Jogos Paralímpicos.
“Será uma ótima oportunidade de trabalhar de forma mais ampla na organização das Olimpíadas. Esses eventos com importância internacional fazem parte do objetivo de todos os que trabalham com atividade esportiva, e o convite me deixou muito honrado, além de coroar um trabalho de muitos anos” comemora Kellermann.
além de coroar um trabalho de muitos anos” comemora Kellermann. Em 2016, Kellermann completou 30 anos de vida profissional e como servidor público da prefeitura. Já desenvolveu diversos projetos de rendimento e desporto na Funesp. Além de ser certificado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), também já participou da arbitragem de várias competições regionais, nacionais.
Fonte: Globo Esporte
Biblioteca CONFEF recebe obras
Boletim Eletrônico CONFEF

Direito Esportivo: Debate e Crítica é uma coletânea de artigos sobre Direito Desportivo reflete os debates ocorridos no I Simpósio Científico de Direito Desportivo da Universidade Federal de Goiás, realizado em conjunto ao Ministério do Esporte, em Goiânia, entre 08 e 09 de maio de 2014. São oito textos escritos por autores brasileiros e estrangeiros.





Boletim Eletrônico CONFEF



O livro Recreação Total reúne prática com teoria, estratégias recreativas consagradas, novas áreas de atuação, enfim, material atualizado sobre a recreação em suas múltiplas manifestações e desafios. A obra foi organizada pelos Profissionais Hani Zehdi Amine Awad [CREF 004655-G/PR]Giuliano Gomes de Assis Pimentel [CREF 000804-G/PR].



O CONFEF agradece pelo recebimento das obras de tamanha relevância para os Profissionais de Educação Física.
Boletim Eletrônico CONFEF
Atenção: