topfiep

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Desfile das Escolas de Samba de Mosqueiro é sucesso de público.

A Rua Nossa Senhora do Ó, em Mosqueiro, foi palco de muita diversão, alegria e paixão entre os foliões, neste domingo, 15. Um grande público compareceu para prestigiar o desfile das três escolas de samba do distrito: Os Piratas da Ilha, Peles-Vermelha e Estação Primeira de Maracajá. O diretor cultural da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Marcos Marques, afirma que o carnaval da ilha cresce cada vez mais e o espaço não tem sido suficiente para comportar todo o público. “É preciso ser estudado um novo espaço, com uma estrutura maior e melhor para receber essas pessoas. 

O Carnaval de Mosqueiro só tem a crescer”, avalia. Quem acompanhou de perto esse desenvolvimento foi a advogada Elva Coelho, que comemora há 12 anos as festas carnavalescas na ilha. Na companhia do marido Gilmar Bahia e os filhos, Gilmar Henrique e Gilliane Vitória, ela conta que a preferência pelo local se dá pelo ambiente familiar que o distrito de Mosqueiro transmite aos brincantes. “Aqui a gente pode trazer as crianças, a família e os amigos e consegue se sentir em segurança. Esse ano, o evento ficou bem mais organizado e tem muito mais policiamento”, observa. As crianças brilharam na avenida e demonstraram que as expectativas para o futuro são boas. Com apenas 11 anos, Leônidas Santos já esperava ansioso, na ala da bateria, para a entrada da escola de samba dos Peles-Vermelha. 

Esta foi a sua primeira experiência no carnaval e contou com o incentivo de seu irmão, que o ensinou a tocar a “caixa”, instrumento que ele mostrou dominar durante a sua apresentação. Para alguns moradores, as melhorias do evento, como a organização e o crescimento do público, já foram percebidas. Este é o caso de Seu Manoel Carlos e Dona Raimunda Ferreira (de 72 e 70 anos, respectivamente), que acompanham juntos, há meio século, as festas de carnaval em Mosqueiro. Ambos garantem que hoje as festas de Carnaval recebem mais apoio da Prefeitura, o que trouxe vários benefícios, como a segurança, para o carnaval da ilha. 
Jurados do desfile das escola de samba de Mosqueiro 
 escola estação Maracajá
 Desfile das Escolas de Samba de Mosqueiro é sucesso de público.
 Escola de Samba Piratas da Ilha.

Escola Os Peles Vermelha.

 Escola Estação Maracajá
 Escola Os Peles Vermelha.
 Escolas de Samba de Mosqueiro fazem bonito e conquistam o público no domingo de Carnaval.
Escola Estação Maracajá
Texto: Ewelin Gamelas 
Foto: Uchôa Silva/Comus 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário: