topfiep

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

BRINCAR, JOGAR E MEDIAR: BRINCADEIRAS POPULARES.

Coordenadoras responsáveis pela ação: Renata Sales Pena, Sônia Silva Santos, Ana Deise, Maria de Jesus Aquime e Mônica Brito.
Ministrante da Oficina: Prof. Rosa Costa
Unidades de Educação Infantil envolvidas: UEI Pratinha, UEI Jaime Teixeira, UEI Bengui, UEI 1º Dezembro e UEI Wilson Bahia.


    O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança, dá prazer, não exige, como condição, um produto final, relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades, e introduz no mundo imaginário. (KISHIMOTO, 2010, p.1)





    O brincar dá o poder à criança para tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, os outros e o mundo, repetir ações prazerosas, expressar sua individualidade e identidade, explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-lo, usar o corpo, os sentidos, os movimentos. (KISHIMOTO, 2010, p.1)





   A criança não nasce sabendo brincar, ela precisa aprender, por meio das interações com outras crianças e com os adultos. (KISHIMOTO, 2010, p.1)

Nenhum comentário: