topfiep

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Consulado do Japão faz doação para Casa Escola da Pesca

A Casa-Escola da Pesca (CEPE), localizada em Itaiteua, distrito de Outeiro recebeu nesta quinta-feira (24) do Consulado Geral do Japão, em Belém, que desenvolve um trabalho de assistência a projetos comunitários e de segurança humana, a verba de U$ 85.392, o equivalente a R$ 146 mil reais para a execução do Projeto de Instalação e Estruturação da Casa-Escola da Pesca.Segundo o coordenador da CEPE, Rosivaldo Batista, o dinheiro foi investido na compra de equipamentos de informática, de navegação e pesca, inclusive GPS, e reforma do trapiche para uma melhor condição nas aulas em ambiente aberto. Por fim, foi feita a aquisição de uma lancha que vai servir para as aulas dos alunos e à comunidade pesqueira. Tiago Melo, 16 anos, acha importante esse tipo de iniciativa. “Nosso coordenador foi ousado em trazer esse projeto, que ao vê de qualquer pessoa seria quase impossível, devido Outeiro ser um pouco isolado da capital. Isso também é bom por que percebemos que eles estão valorizando o trabalho da Casa-Escola da Pesca e ajudando a melhorar nosso aprendizado”, conclui o aluno. O Cônsul do Japão em Belém, afirma que no Brasil existem 1,5 milhões de japoneses e fala também sobre o objetivo dessa ação. “Nossa meta é proporcionar um ambiente bom de convivência com os brasileiros. O Japão é um país que tem em sua alimentação base o peixe, e tem investido nesta área no Brasil. Outro motivo é apoiar os países em desenvolvimento. Essa é nossa responsabilidade internacional, até por que, na 2ª Guerra Mundial o Japão recebeu ajuda internacional, e essa é nossa maneira de retribuir esta ajuda que recebemos”, explica Akira Kusunoki. A Secretária Municipal de Educação de Belém acha importante esse reconhecimento. “Esta colaboração foi boa por que compramos vários equipamentos para o próprio estudo da Escola. E é um investimento que tem o apoio da Capitania dos Portos, da UFRA e outros parceiros. Isso também é o resultado de um trabalho sério e competente desenvolvido pela Casa-Escola da Pesca e que ficamos felizes e gratos pela iniciativa de contribuir com uma educação de qualidade”, esclarece Therezinha Gueiros.

Para a diretora da CEPE, a doação dará um avanço nas aulas práticas e mais ação para a Escola. “Como somos uma escola de qualificação profissional, precisamos ensinar na prática, com isso nossos alunos irão progredir em sua formação educacional”, pontua Aline Aarão. CEPE
A Casa-Escola da Pesca existe desde 2008, já formou 55 alunos durante esses quase três anos e faz parte do Sistema Municipal de Educação vinculada ao Centro de Referência em Educação Ambiental da Escola Bosque, uma unidade de ensino destinado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 15 a 24 anos.

Para este ano já têm 60 matriculados por proporcionar aos filhos de pescadores e trabalhadores do setor pesqueiro, a oportunidade de concluírem o ensino fundamental integrado à qualificação profissional em atividade laboral pesqueira e aqüicultura.

Texto: Ana Paula Pereira/ACOM
Fotos: Rosa Costa/ACOM

Nenhum comentário: