topfiep

domingo, 23 de maio de 2010

RECREAÇÃO - Profa. Rosa Costa

Turma de professores e alunos de Santa Izabel / PA - Maio 2010

História da Recreação(Segundo Marlene Guerra)
A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna.
As atividades se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de Deuses, com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação moderna, e também, o vencimento de um obstáculo.

As atividades (jogos coletivos) dos adultos em caráter religiosas foram passadas de geração em geração às crianças em forma de brincadeiras.

JOGO: Corrida de Formula 1

O Barquinho-Santa Izabel/PA 2010.avi


Os brinquedos cantados vêm ocupando espaço nas atividades escolares, principalmente na Educação Infantil.
Afinal, como interpretá-los, ou ainda como utilizá-los em sala de aula? É inegável que em suas letras há material para acalmar as crianças, diverti-las, discipliná-las bem como orientá-las para as dimensões sociais da vida.
As cantigas, parlendas e trava-língua podem ser utilizadas como material didático, estando ao dispor de professores e professoras, para o processo de socialização das crianças.

2 comentários:

Saúde Pela Prática disse...

Este não foi aquele da PRAIA DO INGLES em que quase morremos?
Parabéns pelos cursos, é isto aí, já estou com projetos com o NORDESTE topas:
CLERY - SANTA MARIA - RS

Unknown disse...

Eh saudades da Oficina..a ROSINHA FEZ O POVO DE SANTA IZABEL REMAR NO BARQUINHO!!!E OLHA QUE ELA NÃO "OBRIGOU" NINGUÉM..RSRS