topfiep

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Revezamento da Chama Olímpica mobiliza multidões pelas ruas de Belém.

Pedidos de fotos, de abraços e momentos de atenção e emoção entre fãs e ídolos do esporte e personalidades marcaram esta quarta-feira, 15 de junho de 2016, que entrou para a história da capital paraense com a passagem da chama olímpica pela cidade. Foram mais de 7 horas dedicadas ao revezamento da tocha, numa maratona que arrastou multidões por 32 quilômetros de percurso que culminaram com o acendimento da chamada pira olímpica num grande show no Portal da Amazônia.



No meio da multidão teve gente que mudou a rotina e até faltou trabalho para participar do momento histórico. Dona Lúcia Pereira, de 61 anos, moradora do bairro da Cabanagem, trabalha como serviço gerais mas saiu cedo de casa para garantir um lugar estratégico no Estádio Olímpico e ver de perto cada detalhe da passagem da tocha olímpica. “Se eu não fizesse esse esforço, sabe lá quando iria ter outra oportunidade dessas na vida”, disse entusiasmada sobre o momento que considerou único.
Centenas de pessoas foram até o Mangueirão prestigiar as apresentações culturais que antecederam o início do revezamento. Carimbó e guitarrada já anunciavam a grande festa que viria pela frente embalada no ritmo e na emoção dos 162 escolhidos para conduzir o fogo olímpico, no evento organizado pela Prefeitura de Belém, por meio da por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), com o apoio do Governo do Estado.
De acordo com o titular da Sejel, Deivison Alves, “toda a programação ocorreu dentro do previsto e, felizmente, Belém entrou para a história da olimpíada no Brasil como uma das cidades que mais participou e se envolveu com a programação”.
Revezamento
Os jovens Victor Siqueira e Maria Vitória Egues, ambos de 13 anos, alunos da Escola Municipal Terezinha Sousa, foram escolhidos para acender a tocha e passar para as mãos do lutador de MMA Lyoto Machida, atleta que iniciou o revezamento. A escolha dos alunos se deu por meio de um concurso de redação que teve como tema O Brasil e os Jogos Olímpicos, realizado na própria escola.
“É uma emoção que estamos vivendo juntos e representando nossa escola. É uma grande honra participar desse momento, estamos trazendo a vibração dos amigos, nesse mix de emoções que é estar aqui”, declarou Vitória.
Lyoto Machida deu início ao revezamento por volta das 12h40. O símbolo foi repassado para outros atletas, artistas locais, nacionais e representantes da sociedade, escolhidos pelo Comitê Olímpico. Entre os participantes estiveram os artistas Pinduca, Liah Soares, Fafá de Belém, Gaby Amarantos e Gang do Eletro, além de atletas conhecidos nacionalmente como o ex-nadador Gustavo Borges e o ex-jogador da Seleção Brasileira, Denilson Oliveira.
Gaby Amarantos, declarou que fazer parte do grupo que conduziu a tocha foi muito especial. “Eu sou uma das madrinhas do time olímpico junto com grandes artistas e, há um ano, estou me preparando pra esse momento. Por isso, hoje é dia de festejar, de ‘tremer’ muito e representar minha cidade e o paraense que não vai poder estar nas olimpíadas, mas já começa a sentir esse espírito esportivo”, disse a cantora.
O ex-atleta e treinador de futebol Sinomar Naves, também escolhido para participar do revezamento, declarou o momento como um verdadeiro privilégio, por ser um dos 12.000 eleitos de todo o Brasil. “Agradeço a indicação da Sejel, por me permitir representar através deste gesto, todos os desportistas do nosso estado, principalmente aqueles anônimos que fazem um grande trabalho no esporte”, afirmou.
Percurso
A tocha percorreu 32 quilômetros pelas principais vias de Belém partindo da Augusto Montenegro, seguiu pela Almirante Barroso, Doutor Freitas, Duque de Caxias, Nazaré – onde recebeu as bênçãos com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Visconde de Souza Franco e vias do Centro Histórico, até chegar ao Portal da Amazônia.
Todo o trajeto recebeu orientação de homens da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e envolveu diversos órgãos de segurança como Guarda Municipal, Detran, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. Ao todo, cerca de 300 agentes deram suporte ao evento. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) disponibilizou outros cerca de 730 profissionais de segurança e 50 viaturas distribuídas em todo o percurso.
Mais de três mil pessoas no Portal da Amazônia
Durante o revezamento a população de Belém deu um verdadeiro show de receptividade, com comemorações e muita vibração por onde a chama olímpia passou. Centenas prestaram homenagens e fizeram questão de participar daquele momento, mesmo que fosse por alguns poucos minutos. “Eu consegui pegar minha filhinha na escola e correr aqui para a Duque, para ver o comboio da tocha passar. É incrível como isso mexe com a gente e gera uma forte emoção”, relatou a dona de casa, Maria Aparecida Melo, de 36 anos.
Na chegada da chama ao Portal da Amazônia, último ponto do revezamento, o público já se concentrava à espera do símbolo olímpico aproveitando as apresentações eletrônicas de Dj’s. Por volta de 19h30, o fogo olímpico chegou à orla e foi conduzido pela Top Model Carol Ribeiro, que acendeu a pira olímpica, no palco. A programação seguiu ao som do Grupo Folclórico Trilhas da Amazônia, Banda AR15 e Jorginho Gomes e Banda. A despedida da tocha ocorre nesta quinta-feira, quando segue para o Amapá.
Texto: Karla Pereira
Foto: Adriano Magalhães / Eliza Forte / Uchôa Silva-Agência Belém 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário: