topfiep

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

1º Encontro da Mulher FIEPIANA 2016.

Tema: A atuação da Mulher na Educação Física e na FIEP.

Durante a realização do 31º congresso Internacional de educação física, tivemos a honra de vivenciar um encontra só para mulheres, onde foi debatido a atuação da mulher na Educação Física e na FIEP.
Apesar da mudança de relacionamento entre os sexos, causada por mudanças na estrutura da sociedade e mesmo com as conquistas no campo dos direitos das mulheres, elas são, em muitos aspectos, inclusive no esporte consideradas o segundo sexo.

Em nossa cultura, o conceito do corpo feminino ainda se parece com o do patriarcado; is-to é a força associada aos homens e fragilidade e sensibilidade, às mulheres. O homem tem o corpo mais livre e sua sensibilidade retraída, pois, quando exposta, ameaça sua virilidade. Já as mulheres não "podem" expor seus corpos; ao contrário, terão sua imagem associada ao impuro, ao imoral. Sua agressividade é reprimida, porque a mulher é considerada passiva e, portanto, submissa.

Com isso, a mulher permite que a sociedade lhe imponha uma série de valores, como por exemplo a imagem de mulher vinculada ao lar, ao trabalho doméstico e aos filhos. E quando trabalha fora enfrenta uma dupla jornada de trabalho, além da má remuneração por ser considerada inferior. Já o homem desde cedo é incentivado a sair de casa, buscar um trabalho, para mais tarde, ser o responsável pelo capital da família. Para ele a casa é apenas um lugar de descanso.
Com a discussão em pauta, as mulheres FIEPIANAS saíram fortalecidas com a nova prática de evento, foi dada a oportunidade de se expressar e interagir com as mulheres do CONFEF.


Nenhum comentário: