topfiep

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Mostra de Saberes da Semec socializa experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar na rede municipal.

Compartilhar conhecimentos. É o que a comunidade escolar e a sociedade buscam durante a XIII Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação, promovida pela Prefeitura de Belém. O evento teve início na manhã desta terça-feira, 01, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O encontro é aberto ao público e segue até próxima quinta-feira, 03.
 Mostra de Saberes da Semec
 Mostra de Saberes da Semec
 Mostra de Saberes da Semec
 Mostra de Saberes da Semec
 Mostra de Saberes da Semec
 Mostra de Saberes da Semec
 Mostra de Saberes da Semec
Mostra de Saberes da Semec
A Mostra tem como objetivo socializar as experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da rede municipal de ensino, e este ano trouxe o tema “Belém, minha terra, meu rio, meu chão”, em homenagem aos 400 anos da cidade.
“Este é o momento dos alunos demonstrarem tudo que aprenderam durante o ano. Mostrar todos os saberes que os professores levaram para eles e agora compartilhar com os demais”, pontuou a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.
A cerimônia de abertura contou com apresentações culturais de alunos da rede e com uma conferência magna proferida pela Doutora Violeta Refkalefsky Loureiro, abordando “A Constituição do Espaço Urbano de Belém: 400 anos de história”.
Além da realização de palestras e mesas redondas durante os três dias de evento, mais de 220 trabalhos serão apresentados por meio de exposição divididos em três categorias: estandes, pôsteres e comunicação oral. As produções abordam temáticas como linguagens, letramento, gestão escolar, promoção da leitura, patrimônio e memória, entre outros. 
O professor João Carlos da Costa, da Escola Municipal João Nelson Ribeiro, apresenta com seus alunos o trabalho intitulado Belém 400 anos: cemitério de Santa Izabel e arte tumular. “Queremos mostrar para as pessoas que quando falamos de patrimônio não estamos limitados aos casarões da Cidade Velha e às igrejas. Podemos estudar a história e o patrimônio de nossa cidade também nos cemitérios”, explicou.
“As pessoas acham estranho estarmos falando de cemitério, mas essa é a nossa história, a da nossa cidade. É muito bom poder explicar isso para os visitantes”, ressaltou a aluna do 7º ano, Tássila Oliveira, feliz e orgulhosa por estar apresentando o seu trabalho.
A XIII Mostra dos Saberes da Semec oferece também uma extensa programação cultural, com apresentações de dança, música e teatro, todas desenvolvidas por alunos e professores da rede municipal.
Entre os diversos trabalhos expostos está o da Escola Municipal Angelus Nascimento, localizada em Mosqueiro, que aborda a inclusão da diversidade étnico-cultural. “Achamos importante abordar esse tema, uma vez que nossa escola está localizada em uma comunidade Quilombola. É muito bom estarmos compartilhando essa nossa experiência com outras pessoas”, disse a diretora da unidade, Gleyde Kelli Ramos.
Concurso de Redação
Durante a cerimônia de abertura da XIII Mostra dos Saberes, foi realizada a premiação dos vencedores do I Concurso de Redação da Semec.
O concurso abordou o tema “Belém, patrimônio nosso” e foi dividido em oito categorias, tendo como ganhadores Maria Clara Ribeiro Baltazar, da Escola Alana de Souza Barboza, na categoria Educação Infantil; Glauber da Conceição Leão Filho, da Escola Ruy Britto, categoria Ensino Fundamental, Ciclo I; Ádria Manuelly de Lima Teixeira, da Escola Silvio Nascimento, no Ciclo II; Jobson Teles da Silva, da Escola Monsenhor Azevedo, no Ciclo III; Lúcia Cristina Barreto Braga, do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, no Ciclo IV; Ana Paula S Canto, da Escola Palmira Lins de Carvalho, na Educação de Jovens e Adultos; Aline Ellen Fontes da Costa, do Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, na categoria Servidor; e na categoria Professor, Edson Ney da Paixão, da Escola Silvio Nascimento.

Nenhum comentário: