topfiep

sábado, 15 de agosto de 2015

Brasil encerra campanha histórica com mais ouros que Canadá e EUA juntos.

Daniel Dias, nadador, no Parapan de Toronto (Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPB)Daniel Dias ganhou oito medalhas em Toronto (Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPB)
O Brasil encerrou a participação histórica nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto com mais duas medalhas de ouro neste sábado. No futebol de sete (para atletas com paralisia cerebral), a seleção venceu a Argentina por 3 a 1. Já no goalball, a vitória foi sobre os Estados Unidos por 10 a 4. Com isso, o Brasil termina o Parapan em primeiro lugar no quadro geral com 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze, na melhor participação da delegação em todos os tempos. A campanha superou os 228 pódios no Parapan do Rio, em 2007, e os 91 ouros do Parapan da Cidade do México, em 1999. Para se ter uma ideia do domínio absoluto dos atletas verde-amarelos em Toronto, o Brasil conquistou mais medalhas de ouro do que o Canadá (50), que foi segundo no quadro geral, e os Estados Unidos (39), terceiro colocado, somados. Juntos, os dois rivais tiveram 90 ouros contra 109 da delegação brasileira, ou seja, 19 medalhas a menos. 
Vale ressaltar, porém, que os Estados Unidos não enviaram seus melhores atletas em modalidades chaves como natação e atletismo. E que o programa de provas do Parapan e das Paralimpíadas é diferente. Nas Paralimpíadas de Londres, em 2012, os Estados Unidos ficaram em sexto lugar no quadro geral com 31 ouros e 97 medalhas no total, uma posição à frente do Brasil, que foi sétimo, com 21 ouros e 43 medalhas.
NATAÇÃO CONQUISTA 104 MEDALHAS 

A natação foi a modalidade que mais rendeu medalhas ao Brasil. Foram 104 no total, sendo 38 de ouro. Maior medalhista brasileiro em Toronto, o nadador Daniel Dias levou oito e ampliou  ainda mais seu próprio recorde como maior vencedor dos Jogos Parapan-Americanos com 27 medalhas – foram ainda oito pódios na edição de estreia, no Rio 2007, e outras 11 em Guadalajara 2011. Ele comemorou o rendimento da delegação brasileira e mostrou-se bastante otimista para as Paralimpíadas do Rio, no ano que vem, em que o Brasil vai tentar ficar, pela primeira vez, entre os cinco primeiros no quadro de medalhas. 

QUADRO DE MEDALHAS PARAPAN AMERICANO (Foto: infoesporte)Quadro de Medalhas do Parapan de Toronto 2015
- Acredito que ter Jogos em casa é inspiração para todos os atletas que estão aqui. É um grande teste para a gente avaliar o nosso trabalho e ver o que precisa acerta para chegar muito melhor em 2016, já que a gente quer ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas. A gente superar (o número total de medalhas e de ouros em uma edição do ParaPan) Guadalajara e o Rio é algo incrível e mostra o crescimento que o esporte paralímpico está tendo e que a gente vai chegar muito forte no ano que vem (para as Paralimpíadas do Rio) - disse Daniel Dias.
O atletismo ficou em segundo no ranking das modalidades que mais conquistaram medalhas: foram 80, sendo 34 ouros. Em seguida, apareceram o tênis de mesa (31 medalhas, sendo 15 de ouro), a bocha (nove medalhas, com seis ouros), o judô (sete medalhas, com dois ouros) e o tênis em cadeira de rodas (quatro, com dois ouros). Apenas uma das 17 modalidades não conquistou medalha em Toronto. Foi o rugby em cadeira de rodas. O Brasil perdeu a disputa do bronze para a Colômbia por apenas dois pontos: 50 a 48. 
Fonte: http://globoesporte.globo.com/parapan/noticia/2015

Nenhum comentário: