topfiep

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

30º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE FOZ:

CONGRESSO REVALIDA  A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA  SAÚDE NA SOCIEDADE.
O 30º Congresso Internacional de Educação Física abriu na noite deste com a presença de mais de mil pessoas. O Evento é realizado de 10 a 14 de janeiro de 2015, numa promoção da Federação Internacional de Educação Física, através da Delegacia  da FIEP do Brasil, da Universidade  Estadual do Norte do Paraná – UENP - Faculdades de Educação Fisica e Fisioterapia de Jacarézinho – PR e apoio do Sistema CONFEF/CREFs, Casa da Educação Física, CREF9/PR e a Elementus Comunicação e Marketing.
Fotos Rosinha Costa e textos do Editor do SPP - Clery Quinhones de Lima 

Com apresentação artística do Paraguai e do Fachudo de Formigueiro, a formação de uma mesa representativa da política brasileira esportiva e educacional, com a apresentação de 3 mini palestras com a Associação Brasileira  da Medicina Esportiva afirmando a necessidade da prática da atividade física pela população  através da orientação de Profissionais de Educação Física; a vivência de um Profissional que se conscientizou da importância do registro profissional para avançar  seus estudos na dança e a apresentação de um cenário social que exige um estilo de vida focado na prevenção e promoção da saúde através do exercício físico. Tudo revalida a dimensão extraordinária que a EDUCAÇÃO FÍSICA hoje exerce e contribui para uma sociedade seja mais humana, feliz e saudável.
COMPOSIÇÃO DA MESA – Com a apresentação de Gildásio dos Santos, do CREF9-PR, depois da apresentação de músicos e danças da arte paraguaia teve a formação da mesa, que assim ficou constituída:


Delegados presentes no evento.
Fotógrafo Hermamn fazendo a cobertura do evento. 
Leonor, Sonia, Almir e Rosinha.

    

ALMIR GRUHN, presidente da FIEP Mundial e coordenador  Geral do CONGRESSO fez uma exposição sintética da vida de 30 anos do Congresso, lembrou nomes importantes deste período e citou os seus presidentes sucessores: ANDREWS e MANOEL TUBINO e todos os vários integrantes da Delegacia da FIEP do Brasil, assim como destacou que a regulamentação da Profissão passou pelo Congresso através da primeira palestra do Jorge Steinhiber, vindo do Rio de Janeiro;


 JORGE STEINHIBER, Presidente do CONFEF -  Iniciou dizendo que era uma prova viva, como testemunho do crescimento do CONGRESSO que teve um visionário, na época,  um jovem formado em Educação Física, um gaúcho que se radicou em Foz , que conseguiu uma estrutura e fez o CONGRESSO, que hoje é uma potência. Por isso hoje queremos é reconhecer a dimensão que FOZ tem dado à Educação Física e Esporte do país, contribuindo assim para a promoção do cidadão brasileiro. 


ZAMIR SALIN, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, congratulou com os Profissionais de Educação Física e disse da honra de estar presente num congresso dessa magnitude e apresentou dados estatísticos de pesquisa que comprovam a melhoria da saúde de pacientes que tem o acompanhamento do Profissional de Educação Física, no sistema multiprofissional com o médico e citou que esta comprovação fez com que a Educação Física esteja junto com a Medicina na prevenção de doenças. E afirmou que a Educação Física está integrada a terapia médica; 


MARCELO GRANGEIRO, de Açailândia, Professor Ministrante de curso de Dança – Na sua fala, mostrou a vivência de um menino que entendeu a dança como empreendimento de sucesso, que veio do Maranhão para participar do Congresso na primeira década do século atual, gostou tanto, que veio outras vezes, sendo convidado para participar em alguns momentos das aulas. Viu uma oportunidade, mas sabendo que teria que ter a formação em EDUCAÇÃO FÍSICA, em 4 anos realizou o seu curso e logo fez mestrado e foi convidado para participar como docente e hoje este menino, um PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, especializado em dança conseguiu uma posição invejável que recusa convite da própria Globo por ter uma atuação tão intensa que o faz hoje um Profissional Internacional; 


RONY TESCHEOEKE – Conselheiro do CREF9-PR, estudioso da Educação Física, deu ênfase de que falar sobre a importância da Educação Física para a sociedade é fácil, porque hoje estudos apresentam resultados comprobatórios e todos sabem da necessidade da sua prática no dia a dia para a obtenção da saúde e integração social. Frisou: “ Vivemos um oceano de necessidades, mas para executar essas várias ações temos que ter saúde e ela provém do zelo do nosso corpo. A atividade física é uma ferramenta. Portanto existe a Educação física, a necessidade da sua prática, logo tem que existir o Profissional de educação física para ministrar com qualidade o exercício físico,” Conclui: “ A técnica é fundamental, a parte comportamental e logo a obtenção de resultados. Temos que pensar hoje até os anos 30.”;  


ANTONIO BRANCO – Presidente do CREF9-PR, com facilidade de expressão, falou do orgulho do estado do PR ter tido o privilégio de sediar, através de Fóz do Iguaçu, esse avanço da EDUCAÇÃO FÍSICA, quando ele e, citou outros colegas, que acreditaram na idéia de Jorge Steinhilber da necessidade da regulamentação da Profissião. Branco fez a apresentação do deputado Federal,  ROMANO, paranense,  também Profissional de Educação Física que assume em fevereiro uma cadeira em Brasília;  


EVANDRO ROGERIO ROMANO – Recebeu um troféu do Congresso e ratificou de que continuará e agora como legislador atuando em cima dos interesses da EDUCAÇÃO FÍSICA e já anunciou que combaterá todos projetos que forem apresentados que criem empecilhos à profissão e que essa história de que um ex-jogador de futebol possa ser um professor é uma verdadeira aberração. Destaca: “ Muitas coisas já foram conquistadas, mas é necessário de que estejamos vigilantes, pois ainda temos que avançar e fazer com que a valorização se estabeleça e a Educação Física seja ainda mais reconhecida e valorizada  pela sociedade.”
    CONGRESSO BRASILEIRO DA FIEP NO MATTO GROSSO DO SUL – Vários estados realizam também os seus Congressos e o MS, através da Delegada da FIEP Edméia, anunciou o evento para Campo Grande, no período de 28 a 30 de maio de 2015,Professor ALMIR GRUHN passou às mãos aos demais integrantes da FIEP, a bandeira do CONGRESSO BRASILEIRO DA FIEP. 


    FACHUDO DE FORMIGUEIRO – O Evento encerrou com o mini show do Profissional de Educação Fisica,  Fernando Scherer, do RS, que da sua maneira criativa dentro da característica gauchesca agitou o público que permaneceu até passado das 22 h.

CONGRESSO CONTINUA NESTE DOMINGO
     Pela manhã iniciam os cursos e dão prosseguimento à tarde e à noite, assim como as sessões científicas com a apresentação de trabalhos em forma de pôster, artigos e temas livres. Assim como reunião da FIEP MUNDIAL E BRASIL, Os seminários e Foruns.
    À noite no GOLD INTERNACIONAL acontece o jantar da FIEP com a entrega do Premio TOP FIEP em vários itens,
 Integrantes da COMISSÃO de Avaliaçao das sessões científicas

Nenhum comentário: