topfiep

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL.

Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador  apresenta: Outubro Rosa e Novembro Azul que tem como tema: “Um Toque Pela Vida”. 
Coordenadora do NAST: Marlene do Socorro Corrêa Monteiro.
Equipe Técnica: Adailton Pereira Brito, Adriana Alves de Oliveira, Elias Farias Barbosa, Elis Regina Ribeiro, Julienne Edienne Pereira, Jorge Antonio Gama Santa Maria, Maria das Graças Gaia Dias, Michelle Tavares Malcher.

O enfoque deste evento é para promoção, orientação, prevenção e conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. A idéia do Novembro Azul é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,5 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros homens vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.

Em vários países, o Novembro é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
O dia 14 de novembro é considerado como o dia de combate ao diabetes.
O dia 01 de dezembro é considerado como o dia de combate a AIDS.
 Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador  apresenta: Outubro Rosa e Novembro Azul que tem como tema: “Um Toque Pela Vida”. 
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
Fonte: NAST
Fotos: Rosinha Costa.

Nenhum comentário: