topfiep

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Projeto Educando com a Horta Escolar.

E.M.Nova Aliança.
Diretora: Andreia Nascimento.
Fundação Municipal de Assistência ao Estudante – Fmae
Direção: Walmir Nogueira

O projeto Educando com a Horta Escolar tem a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos estudantes, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável na prática pedagógica.
 Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
 Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
 Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
 Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
 Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
 Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
Projeto Educando com a Horta Escolar - E.M.Nova Aliança.
Fonte: FMAE
Fotos: Rosinha Costa.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL.

Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador  apresenta: Outubro Rosa e Novembro Azul que tem como tema: “Um Toque Pela Vida”. 
Coordenadora do NAST: Marlene do Socorro Corrêa Monteiro.
Equipe Técnica: Adailton Pereira Brito, Adriana Alves de Oliveira, Elias Farias Barbosa, Elis Regina Ribeiro, Julienne Edienne Pereira, Jorge Antonio Gama Santa Maria, Maria das Graças Gaia Dias, Michelle Tavares Malcher.

O enfoque deste evento é para promoção, orientação, prevenção e conscientização pelo diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

O Novembro Azul é uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. A idéia do Novembro Azul é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil. As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,5 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros homens vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.

Em vários países, o Novembro é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.
O dia 14 de novembro é considerado como o dia de combate ao diabetes.
O dia 01 de dezembro é considerado como o dia de combate a AIDS.
 Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador  apresenta: Outubro Rosa e Novembro Azul que tem como tema: “Um Toque Pela Vida”. 
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
 OUTUBRO ROSA E  NOVEMBRO AZUL.
Fonte: NAST
Fotos: Rosinha Costa.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

IX Jogos Internos do LICEU - 2014.

TEMA: Liceu Escola Integrando os Continentes pela Paz Mundial, através do esporte.

Hoje (25/11) deu início ao IX Jogos Internos do LICEU, com a presença da Direção e todos os coordenadores e professores responsáveis.  A Cerimônia de Abertura dos Jogos internos do Liceu empolga a comunidade Icoaraciense, 

Outro momento emocionante foi a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Pará pela a banda de música da Guarda Municipal. Em seguida, foi a vez da diretora do Liceu, Profª Janice Lima, fazer o primeiro pronunciamento da tarde. “Agradeço a todos a honra de estarmos aqui na escola, o esporte une indivíduos e comunidades, destacando os aspectos comuns e servindo de ponte entre diferenças étnicas e culturais. Por sua própria natureza o esporte envolve participação, envolve também a inclusão e a cidadania. 

 IX Jogos Internos do LICEU - 2014.
 IX Jogos Internos do LICEU - 2014.
 Profª Raimunda Coutinho e o atleta Alexandre Ferreira no momento do juramento do atleta.
 A Tocha Olímpica foi conduzida pelo aluno Kevin Santos.
 IX Jogos Internos do LICEU - 2014.
 
 IX Jogos Internos do LICEU - 2014.
 Banda de música da Guarda Municipal de Belém.
 IX Jogos Internos do LICEU - 2014.
 Ana Lucia, Claudé, Janice Lima e Jeferson Moreira.
 Dança expressão da Linguagem, com as alunas da Educação Especial,
 Expressão da Linguagem por meio da dança.
Coral com os alunos do Liceu.
Fonte: Janice Lima
Fotos: Rosinha Costa

5 exercícios para deixar suas pernas saradas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ampla programação marca o encerramento da 3ª Semana do Bebê.

Para coroar o sucesso da 3ª edição da Semana do Bebê, a Prefeitura de Belém, realizou, na manhã desta sexta-feira, 21, na Praça Dorothy Stang, no bairro da Sacramenta, uma ampla programação que marcou o encerramento do evento, com a participação de secretarias municipais, órgãos parceiros, comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que é apoiadora da iniciativa, e a comunidade em geral.

Durante toda a Semana do Bebê, encerrada nesta sexta-feira, 21, mais de 60 mil pessoas foram atendidas em Belém, Icoaraci, Outeiro e região das ilhas.

A líder comunitária Cilene de Oliveira, mãe de três filhos, acompanhou e aprovou a programação, que contou com apresentações culturais de dança, teatro e música; brincadeiras, exposições e avaliação nutricional de mães e crianças. “O evento é um grande incentivo para que as mães e os pais deem mais atenção aos seus filhos, pois mostra a importância de cuidados essenciais, como a vacinação, amamentação, alimentação e educação. Nossas crianças precisam dessa atenção para serem pessoas felizes e saudáveis no futuro”, pontuou.

A programação contou com apresentações culturais de dança, teatro e música.

Para a coordenadora do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil da Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque, todos os dias devem ser dedicados aos bebês e às crianças. “Nossa preocupação com elas deve ser constante, para que possamos vencer os desafios e fazer valer seus direitos. Iniciativas como esta mobilizam a sociedade em prol deste objetivo e têm o total apoio do Unicef. O município de Belém está de parabéns”, destacou Cristina.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, também parabenizou a todos que participaram da Semana do Bebê e disse que o evento ganhou a dimensão que merecia, inclusive com a Lei 9.071/2014, que foi sancionada durante esta semana e que colocou o evento no calendário oficial do município.

O prefeito Zenaldo Coutinho parabenizou a todos que participaram da Semana do Bebê e ressaltou os avanços que o município vem obtendo no cuidado com as crianças.

“A Semana do Bebê e todas as ações envolvidas reforçam um trabalho que é feito e que vai continuar sendo feito durante todo o ano. É a reafirmação do compromisso com a primeira infância, desde o pré-natal, com as mães sendo acompanhadas nas unidades de saúde, com o incentivo ao parto normal e, a partir daí, a atenção com o desenvolvimento da criança, com a alimentação adequada, etc. Com tudo isso, iremos avançar muito em favor das crianças na nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
Foram, ao todo, cinco dias de palestras, oficinas, serviços, ações educativas e diversas atividades voltadas ao direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até seis anos de idade. Uma vasta agenda que atendeu mais de 60 mil pessoas em Belém, Icoaraci, Outeiro e região das Ilhas. “Graças à dedicação dos parceiros que atuaram juntos nessa iniciativa e à participação massiva da população, a Semana do Bebê foi um grande sucesso e estamos aqui celebrando este momento. Queremos reforçar o compromisso de que as políticas públicas que garantem o direito da criança e do adolescente possam ser acessadas por todas as famílias do nosso município”, ressaltou a coordenadora geral da 3ª Semana do Bebê, Adelma Dantas.
Brincadeiras – O projeto “Brinca Belém”, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) foi um dos grandes atrativos para a criançada que participou da Semana do Bebê, ao longo de toda a programação. Vinte professores atenderam cerca de 900 crianças nas cinco edições do programa, realizadas nos bairros da Pratinha II, Pedreira, Val-de-Cans, Condor e Tapanã.
Os filhos da dona de casa Cristiane Ramos, Carlos Manuel e Caio Gabriel, aproveitaram bastante a cama elástica e o minhocão, nesta sexta-feira, durante o encerramento da programação. “Eles estão se divertindo muito. E o que é melhor, gratuitamente”, festejou a dona de casa.
Texto: Lilianne Villacorta
Foto: Oswaldo Forte
Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (COPSAN)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ASSOCIAÇÃO MAZZILI DE JUDÔ - EXAME DE FAIXA‏.


EXAME DE FAIXA

Dia 22 de novembro (sábado) acontecerá a troca de faixa para os alunos aptos a mudança.
Local: Tocantins Shopping com início as 16h.

A graduação do Judô é baseada nas habilidades individuais dos praticantes, pode ser medida através de exames promocionais, eficiência nas competições, conduta e conhecimento do Judô. Esta graduação para os alunos chamamos de DANGAI (Pré Graduação - Faixa Branca a Marrom).
      O nível do conhecimento do Judô  é identificado pela cor da faixa  que o atleta amarra na cintura, sobre o  judogui (kimono).

Teremos a participação dos alunos das seguintes escolas:

Escola Dom Bosco - Escola Criativa - Colégio Santa Luzia - SESI - Metropolitano Aliança - COC - Escola Santa Teresinha - Arte de Educar - Escola Tocantins - Escola Rui Barbosa - Gonçalves Dias - Educandário Frei Osvaldo e Centro Educacional Imperatriz.

Compareça!

ASSOCIAÇÃO MAZZILI DE JUDÔ
    CNPJ: 17.852.559/0001 - 23

Prof. Raniere Mazzili Vieira de Carvalho
             CREF. 00071 - G/ MA

Contato: 99 - 9113 -7454 / 99 - 8192 - 0605
Facebook: judomazzili@hotmail.com

LINGUAGENS GERADORAS: UM CRITÉRIO E UMA PROPOSTA DE SELEÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Escritor: Gabriel de Andrade Junqueira Filho

Como descobrir os conteúdos programáticos mais significativos às crianças, na escola de educação infantil? A resposta que apresento neste trabalho é: através das linguagens geradoras, ou seja, através do diálogo entre professor e aluno, entendidos como sujeitos-leitores e objeto-linguagem um do outro. Linguagens geradoras é um jeito de ler, é uma estratégia de rastreamento e articulação, do professor, para identificar os conteúdos programáticos mais significativos da vida das crianças na escola de educação infantil. Em outras palavras, linguagens geradoras é uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. E nesta proposta, conteúdos significativos são entendidos como linguagens, como saberes instrumentais, saberes de práticas, de práticas de si, de práticas de autoconstituição, de compreensão e expressão de si, de demarcação e exercício da possibilidade de intervenção em si e no mundo.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
 Palestra com a Equipe Técnica da Educação Infantil.
Fotos: Rosinha Costa

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.

E.M.E.I.E.F Profª Alana de Souza Barboza.
DIRETORA: DENILMA COSTA

A referida Unidade Escolar que, fez na manhã de hoje 19 de novembro o lançamento do Projeto “Educando com Horta Escolar e Gastronomia”, além das atividades apresentadas como musicalização das crianças de Educação Infantil, receita nutritiva de salada, também fez exibição do reconto de música Rosa Juvenil, mas em apresentação teatral. Essa que trata da história de uma linda moça, que gostava de cuidar de Horta e da natureza. Mas, um dia, apareceu uma bruxa feiticeira que fez a linda Rosa Juvenil adormecer, até que um belo Rei a despertasse...

A mostra, orientada por Prof. Cristina Mascaro, que sob a coordenação do SISMUBE, atua na biblioteca da escola objetivou também a valorização e importância da Horta Escolar para a melhoria da qualidade de vida, com ênfase na alimentação saudável,
A atividade contou com a colaboração de duas professoras da Sala de Recursos, dois funcionários da Secretaria e um do grupo Apoio, que de forma criativa deram vida aos personagens e alegraram mais ainda as crianças e adultos presentes no evento.
Personagens:
·         A Contadora de Histórias - Professora Cristina Mascaro;
·         Rosa Juvenil - Professora Nivea Motta;
·         Feiticeira - Professora Franciane Costa;
·         Relógio - Assistente de Secretaria Jessyk Barros;
·         Mato – Apoio Operacional Daisy Dias e;
·         Rei – Auxiliar de Secretaria Joao Modesto.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.
LANÇAMENTO DO PROJETO: EDUCANDO COM HORTA ESCOLAR E GASTRONOMIA.

Fonte:Denilma Costa -Diretora
Fotos: Rosinha Costa