topfiep

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Espetáculo "Descoisas, Pré-Coisas e, no máximo, Coisas"‏


Poesia de Manoel de Barros inspira espetáculo que chega a Belém

O espetáculo “Descoisas, pré-coisas e, no máximo, coisas” faz uma circulação nacional em novembro. Belém é uma das cinco capitais do norte e nordeste do país a receber a montagem inspirada na obra do poeta Manoel de Barros. Serão apenas duas apresentações nos dias 18 e 19 de novembro, no Teatro Cuíra. A circulação nacional é subsidiada pelo Governo Federal (Ministério da Cultura) e pelo Sistema Aberto de Patrocínio dos Correios.

“Venho de um Cuiabá de garimpos e de ruelas entortadas. Meu pai teve uma venda no Beco da Marinha, onde nasci. Me criei no Pantanal de Corumbá entre bichos do chão, aves, pessoas humildes, árvores e rios”, diz o poeta de 94 anos. Esse universo lúdico da cultura e da vida no pantanal presente na poesia de Manoel é o fio condutor do espetáculo.

A montagem é uma criação de artistas que vivem e trabalham em Curitiba, no Paraná. O frio da capital paranaense não impediu que eles retratassem uma cultura na qual o calor do pantanal é um dos traços que a caracteriza. “A peça mostra a beleza do pequeno, do simples, das coisas consideradas desimportantes. Lamenta perdermos a ingenuidade, a liberdade e a imaginação que temos quando crianças”, explica a atriz Talita Dallmann.

Em outubro, o espetáculo foi apresentado em Salvador, e, além de Belém, em novembro outras três capitais receberão a montagem: Teresina (PI), São Luís (MA) e Recife (PE).

MAIS INFORMAÇÕES:
--
Adelaide Teixeira
Contato: (91) 8212-1312
twitter: @adelaidetereza

Nenhum comentário: