topfiep

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Qualificação de Professores

A Secretaria Municipal de Educação – SEMEC – a partir de 2010 passou a promover encontros de formação dos professores dos ciclos III e IV, ou seja, de 5ª a 8ª séries “com o objetivo de construir uma política de formação continuada que melhore os índices de aprendizagem dos estudantes, detectarem dificuldades reais de formação deste profissional para tentar superá-las, incentivar os educadores a desenvolverem temas relevantes e contribuir para a difusão de experiências educacionais, realizando a qualificação dos docentes de toda a rede.” Explica Bianca Venturieri, Coordenadora do Ensino Fundamental. A Coordenadora esclarece ainda, que “a formação contínua do professor é um direito que necessita ser mantido e qualificado.

Um dos grandes desafios quando se discute a formação desses educadores é a necessidade de consciência por parte dos mesmos e daqueles que se apresentam como formadores especialistas, de que o professor precisa administrar sua própria formação. “Uma atitude que poderia desencadear a atualização deste profissional de maneira sistemática e consciente pela articulação dos distintos saberes que devem estar presentes na formação do docente.” Conclui. Para Rosângela Dantas, professora há doze anos e participante desta iniciativa da SEMEC, a idéia “serve para a gente se manter através da troca de experiência e receber informações novas para melhorar a didática em classe.“Serve também, para fazer uma auto-avaliação de nós mesmo, se estamos educando da forma correta ou não.” Conclui.

Elienae Nascimento é professor mestre há quase onze anos, afirma que “muitas vezes o professor graduado em uma universidade não tem suporte para lhe dar com a prática em sala de aula. Então, é importante a Formação Continuada para que o professor descubra quais suportes utilizar com a classe.” Finaliza.Sendo totalmente grátis, a formação que não é obrigatória tem duração de oito meses, e estima atender cerca 800 professores até dezembro, tendo a participação de consultores mestres e doutores vindos das universidades públicas do Estado. Venturieri continua dizendo que “a expectativa é fortalecer a Formação e atender o maior número de professores possível, para que todo esse aprendizado seja aplicado em sala de aula nos alunos."

Texto:Ana Paula Pereira/Comus
Fotos: Rosa Costa/Semec

Nenhum comentário: