topfiep

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Servidores municipais se preparam para a "Blitz da Inclusão"‏



Sensibilizar funcionários de órgãos municipais para um olhar voltado para pessoas com deficiência. Esse é o objetivo da “Blitz da Inclusão” que será realizada pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes em várias secretarias municipais. A primeira a receber a ação será a sede da Secretaria Municipal de Educação, Semec, no próximo dia 21, de 9h às 12 horas.
A blitz irá proporcionar aos servidores momentos de aprendizado em relação à inclusão de pessoas e alunos com deficiência, envolvendo temáticas diversificadas como: Língua Brasileira de Sinais - Lbras, Deficiência Visual, Distúrbios da Fala, Deficiência Física e muito mais.
Durante a ação na Semec haverá um “aulão de Libras” para os servidores, além de práticas de relaxamento e ginástica laboral para preparar cada participante. Em um segundo momento, no dia 21 de março, a abordagem será para a deficiência visual com dinâmica de grupo, práticas de exploração tátil e orientações no relacionamento com pessoas cegas. O próximo local a receber a Blitz da Inclusão será a Secretaria Municipal de Administração, Semad, com data ainda a ser definida.
Para o coordenador de projetos e programas do Crie, Marcos Lopes, esse será um momento inovador e de aprendizagem que irá chamar a atenção mais uma vez para a inclusão e a participação de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho. “O fato de levar a blitz para outros órgãos é um fato inovador na educação especial em Belém, até porque não podemos falar e fazer inclusão apenas nas salas de recursos multifuncionais, onde os alunos com deficiência são atendidos. Toda empresa com mais de 100 funcionários é obrigada por lei a disponibilizar de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência, portanto se faz necessário sensibilizar os servidores para que eles saibam lidar com essas pessoas”, avaliou o coordenador.
Na última sexta-feira, 7, servidores do Crie realizaram uma dinâmica na sede do centro, como forma de preparação para as ações que serão realizadas.
Texto: Aline Saavedra- Ascom Semec
Fotos: Divulgação
Edição: Lene Tavares

Nenhum comentário: