topfiep

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval do CRIE promove a inclusão de alunos com deficiência.

Um carnaval diferente, mas com direito a marchinhas, confetes, máscaras e serpentinas. Assim foi o primeiro Carnaval da Inclusão que reuniu na manhã desta sexta-feira, 28, aproximadamente 100 alunos atendidos pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional, o Crie, vinculado à Prefeitura de Belém. Apesar de ser um momento dedicado para que crianças com deficiência, seja visual, auditiva, física ou intelectual pudessem desfrutar do carnaval, vários alunos que não possuem deficiência se divertiram junto com os colegas, realizando uma grande festa da inclusão. 

A bateria da escola de samba Crias do Curro Velho, animou a festa. Mãe de um aluno que estuda na Escola Municipal Almerindo Trindade, no bairro da Pedreira, a dona de casa Luciana Souza avalia que a iniciativa é muito importante para a formação das crianças, independente de ter ou não alguma deficiência. “São nesses momentos que a gente ensina a criança a não ter preconceito, a respeitar as outras como elas são, por isso fiz questão de trazer meu filho pra participar”, disse O cortejo percorreu o quarteirão onde está localizado o Crie, na Avenida Gentil Bittencourt. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém organizaram o trânsito durante a passagem do cortejo.

 Mais do que uma comemoração, o carnaval da inclusão foi um grande passo dado para famílias que até então se sentiam excluídas da data comemorativa. “Isso tudo é maravilhoso. Antes nada disso existia pra gente, a gente vivia preso dentro de casa e hoje é outra realidade. Estou muito feliz de ver o meu filho participando de um bloco de carnaval, é muito gratificante, estão dando a ele o mesmo direito que as demais pessoas têm. As crianças com deficiência estão conseguindo ter o seu lugar na sociedade”, disse Rosilane Guimarães, mãe de um aluno de sete anos que é autista. 

Ao longo do ano várias programações são feitas em datas comemorativas através do programa Artes Cênicas, Expressão e Inclusão do Crie. Natal, páscoa, carnaval e festa junina são comemorados por todos os alunos. Para a coordenadora do Crie, Denise Costa, este é um momento de confraternização entre alunos, professores e as famílias. “O carnaval do Crie não poderia ser diferente. É um momento de diversão, de sorrisos, de dança e alegria, mas acima de tudo de confraternização, de amor ao próximo, de inclusão”, afirmou. O evento foi realizado pela primeira vez no município de Belém, mas a expectativa da coordenação é que tenha continuidade nos próximos anos, abrangendo sempre o maior número de participantes que se sintam sensibilizados com a inclusão. 
I CrieFolia 2014.
I CrieFolia 2014.
I CrieFolia 2014.
I CrieFolia 2014.
I CrieFolia 2014.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Rosinha Costa
Edição: Lene Tavares

Nenhum comentário: