Ao todo 13 agremiações participaram do terceiro dia do desfile oficial do Carnaval de Belém realizado na Aldeia Amazônica, na noite deste domingo, 23. As escolas e blocos reuniram mais 12 mil pessoas, entre brincantes e público. Para presidente da Fundação Cultural do Município (Fumbel), Heliana Jatene, a antecipação do desfile pela Prefeitura de Belém já pode ser avaliada como decisão acertada e que teve resultado positivo. “O público está maravilhoso, nos vamos manter essa decisão para os outros carnavais”, disse após constatar a presença massiva da população nos três dias de programação na Aldeia. O desfile do terceiro dia começou às 19h com a escola de Samba Embaixadores Azulinos que, é claro, falou das conquistas do Remo na avenida. “Estou duplamente alegre, primeiro pela minha escola que estar linda no desfile e pela conquista da Taça cidade de Belém pelo Remo, que é a inspiração da nossa escola”, comentou dona Rosemeire Santos, 69, presidente da escola.
A escola Aquarela do Brasil foi a segunda a entrar na avenida com uma homenagem ao próprio carnaval, seguida da Caprichosos da Cidade Nova que desfilou a importância da comunicação. Na sequência, a Unidos da Osvaldo homenageou o palhaço e a alegria do povo proporcionada pelo Circo. A escola Feras da Sacramenta apresentou o tema Amazônia cobiçada, já a Portela contou a historia da cidade Castanhal e o Grupo Cacareco resgatou o inicio do carnaval de Belém com os blocos de rua. E a noite de domingo na Aldeia Amazônica contou ainda com a apresentação da escola Mocidade Botafoguense que contou a história do bairro de São Brás, a escola Parangolé do Samba que levou para a avenida do samba as festas juninas e a Rosa de Ouro que homenageou o Pará. Teve também a escola Nova Mangueira que tratou da criação do mundo, a escola Os Colibris fez mais uma homenagem ao Pará e a escola Paixão Rubro Negra, última a pisar na passarela, exaltou o trabalho da cantora lírica paraense Patrícia Oliveira. No intervalo da cada apresentação a banda Belém Show Band embalou o publico com marchinhas de carnaval. “A prefeitura tá de parabéns! Agente nunca fica parado, sempre tem uma nova atração”, elogiou estudante Cíntia Silva, 20. Ela também comentou a organização e a segurança do evento. “Faz tempo que eu não vejo uma festa tranquila como essa, eu até trouxe a minha filha de dois anos pra assistir comigo”.
Todas as escolas inscritas se apresentaram no tempo estabelecido de uma hora para cada agremiação. Segundo os próprios brincantes, a organização ajudou inclusive na participação dos foliões em mais de uma escola. Dona Zilma Soares de, 70 anos, por exemplo, desfilou em 4 escolas: a Cacareco, Embaixadores Azulinos, Rosa de Ouro e no Rancho, na noite de sábado. O carnaval faz parte da vida da aposentada há 50 anos e, mesmo assim, diz que sente nervosismo na hora de entrar na avenida. “Quando eu escuto a sirene tocar, eu fico nervosa, mas logo depois vem a adrenalina e pronto, dou tudo de mim pra ganhar”. No próximo sábado, 01 de março, será realizado o desfile dos blocos carnavalesco do 1º e 2º grupos. Toda a programação tem entrada de graça na Aldeia Amazônica.
Texto: Luís Miranda – Ascom Semec
Fotos: Oswaldo Forte e Renan Ribeiro
Edição: Tânia Menezes
Leia Mais: http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=20367
Nenhum comentário:
Postar um comentário