topfiep

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Doze mil participam do terceiro dia de desfile no Carnaval de Belém.


 Ao todo 13 agremiações participaram do terceiro dia do desfile oficial do Carnaval de Belém realizado na Aldeia Amazônica, na noite deste domingo, 23. As escolas e blocos reuniram mais 12 mil pessoas, entre brincantes e público. Para presidente da Fundação Cultural do Município (Fumbel), Heliana Jatene, a antecipação do desfile pela Prefeitura de Belém já pode ser avaliada como decisão acertada e que teve resultado positivo. “O público está maravilhoso, nos vamos manter essa decisão para os outros carnavais”, disse após constatar a presença massiva da população nos três dias de programação na Aldeia. O desfile do terceiro dia começou às 19h com a escola de Samba Embaixadores Azulinos que, é claro, falou das conquistas do Remo na avenida. “Estou duplamente alegre, primeiro pela minha escola que estar linda no desfile e pela conquista da Taça cidade de Belém pelo Remo, que é a inspiração da nossa escola”, comentou dona Rosemeire Santos, 69, presidente da escola. 




A escola Aquarela do Brasil foi a segunda a entrar na avenida com uma homenagem ao próprio carnaval, seguida da Caprichosos da Cidade Nova que desfilou a importância da comunicação. Na sequência, a Unidos da Osvaldo homenageou o palhaço e a alegria do povo proporcionada pelo Circo. A escola Feras da Sacramenta apresentou o tema Amazônia cobiçada, já a Portela contou a historia da cidade Castanhal e o Grupo Cacareco resgatou o inicio do carnaval de Belém com os blocos de rua. E a noite de domingo na Aldeia Amazônica contou ainda com a apresentação da escola Mocidade Botafoguense que contou a história do bairro de São Brás, a escola Parangolé do Samba que levou para a avenida do samba as festas juninas e a Rosa de Ouro que homenageou o Pará. Teve também a escola Nova Mangueira que tratou da criação do mundo, a escola Os Colibris fez mais uma homenagem ao Pará e a escola Paixão Rubro Negra, última a pisar na passarela, exaltou o trabalho da cantora lírica paraense Patrícia Oliveira. No intervalo da cada apresentação a banda Belém Show Band embalou o publico com marchinhas de carnaval. “A prefeitura tá de parabéns! Agente nunca fica parado, sempre tem uma nova atração”, elogiou estudante Cíntia Silva, 20. Ela também comentou a organização e a segurança do evento. “Faz tempo que eu não vejo uma festa tranquila como essa, eu até trouxe a minha filha de dois anos pra assistir comigo”. 

Todas as escolas inscritas se apresentaram no tempo estabelecido de uma hora para cada agremiação. Segundo os próprios brincantes, a organização ajudou inclusive na participação dos foliões em mais de uma escola. Dona Zilma Soares de, 70 anos, por exemplo, desfilou em 4 escolas: a Cacareco, Embaixadores Azulinos, Rosa de Ouro e no Rancho, na noite de sábado. O carnaval faz parte da vida da aposentada há 50 anos e, mesmo assim, diz que sente nervosismo na hora de entrar na avenida. “Quando eu escuto a sirene tocar, eu fico nervosa, mas logo depois vem a adrenalina e pronto, dou tudo de mim pra ganhar”. No próximo sábado, 01 de março, será realizado o desfile dos blocos carnavalesco do 1º e 2º grupos. Toda a programação tem entrada de graça na Aldeia Amazônica. 
Texto: Luís Miranda – Ascom Semec
Fotos: Oswaldo Forte e Renan Ribeiro 
Edição: Tânia Menezes 

Nenhum comentário: