topfiep

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Blitz na Semec promove e incentiva inclusão de pessoas com deficiência‏.

 Prof. do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.
 Funcionários da SEMEC.
 Prof. do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.
Célia Pena, Denise Corrêa e Rosinha Costa.
De forma dinâmica e divertida, funcionários da Secretaria Municipal de Educação paralisaram por um período as suas atividades para se dedicar a aprender um pouco mais do universo das pessoas com deficiência, e o principal, saber o que cada um pode fazer para acolher da melhor forma as diferenças. Tudo isso foi possível por meio da realização da Blitz da Inclusão realizada pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. A programação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21.
Durante a blitz os funcionários participaram de um “aulão” de libras, a Línguagem Brasileira de Sinais com professores surdos e mudos que atuam dando aulas para alunos com a deficiência em escolas do município. Uma cartilha com expressões usadas no dia a dia, como por exemplo, bom dia, boa tarde, obrigado, por favor e até logo foram entregues aos funcionários. Houve ainda práticas de relaxamento e ginástica laboral para preparar os participantes.
Professor surdo, concursado da Semec, Sinésio Filho esteve também dando a sua contribuição na blitz e fala que é necessário que as pessoas se empenhem para que possa haver a interação na sociedade como um todo, respeitando sempre as diferenças. “Eu nunca tinha participado de uma ação como essa dentro da Semec. É muito importante conhecer a Libras. O quadro funcional da Secretaria precisa conhecer porque na Semec tem vários professores surdos e as pessoas precisam saber como falar, como cumprimentar, essa é uma das importâncias de fazer com que haja a inclusão”, opinou o professor com a ajuda de uma intérprete.
A Secretária de Educação, Rosinéli Salame, parabenizou a iniciativa do Crie e disse que a inclusão de pessoas que não tiveram a mesma possibilidade que os outros deve sempre existir. “Devemos cuidar e incluir com muito carinho e dedicação às pessoas que não tiveram a mesma possibilidade da grande maioria”, afirmou.
Para a funcionária da equipe de serviços gerais da Semec, Izabel Rodrigues, o momento foi muito produtivo. “Trabalho há 15 anos na Prefeitura e nunca vi ninguém falando de como a gente deve lidar com as pessoas com deficiência. Aqui na Secretaria vem muitas pessoas assim, e com a blitz quem não sabia aprendeu, quem sabia pouco, aprendeu um pouco mais e agora a gente já sabe o que fazer”, disse.
Essa foi a primeira ação realizada pela Blitz, a segunda irá ocorrer na Secretaria Municipal de Administração, Semad com data ainda a definir. Para a coordenadora do Crie, Denise Costa, tanto a participação dos funcionários quanto a troca de conhecimentos foram excelentes. “Nós estamos muito felizes de promover a Blitz. É necessário promover a inclusão e nós quanto Centro de referência estamos possibilitando isso aos servidores”, afirmou.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Rosinha Costa
Edição: Lene Tavares

Nenhum comentário: