topfiep

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Público prestigia primeira noite de carnaval na Aldeia Amazônica.

 Noite de carnaval na Aldeia Amazônica.
 Noite de carnaval na Aldeia Amazônica.
 Noite de carnaval na Aldeia Amazônica.
 Noite de carnaval na Aldeia Amazônica.
 Noite de carnaval na Aldeia Amazônica.
Noite de carnaval na Aldeia Amazônica.
Quem passou pela Aldeia Amazônica na noite desta sexta-feira, 21, curtiu momentos de alegria e tranquilidade durante a abertura do "Belém Folia", o carnaval da Prefeitura de Belém, realizado pela Fundação Cultural do município (Fumbel).

A primeira noite de folia empolgou o público presente.Para quem faz o carnaval de Belém o trabalho da Prefeitura foi fundamental. "O carnaval é a cultura popular que mais descreve a história do povo. Os brincantes transmitem toda sua vontade, energia na avenida e quando a Prefeitura nos prestigia, contribui bastante para essa festa, senão nós não teríamos carnaval", opinou o carnavalesco da Escola de Samba Rosa da Terra Firme, Nonato Figueira. 

"O que me emociona é a vibração e a garra, as agremiações trabalham tanto pra deixar o carnaval bonito. Afinal, é uma manifestação popular espontânea. Foram distribuídos três mil ingressos para cada noite, através das agremiações, que também receberam um camarote cada" disse a presidente da Fumbel, Eliana Jatene.

Nas arquibancadas lotadas, os foliões aguardavam ansiosos para assistir sua escola preferida passar na avenida. "Faço parte da diretoria da Alegria Alegria e achei maravilhoso o carnaval desse ano ser grátis. Tudo muito organizado, estou adorando", falou Fátima Paixão, que desfilou durante 30 anos pela associação carnavalesca, que veio homenageando Dira Paes em 2014.

A atriz causou furor na avenida em cima do primeiro carro alegórico da agremiação que trouxe sua brilhante trajetória com o enredo "Dira Paes a estrela do Pará que faz o Brasil rir e chorar". Com muita emoção ela falou o que sentiu ao ser reverenciada dessa forma. "Estou muito feliz, foi um momento inesquecível. Fiz uma coisa que nunca faço, que é trazer meu filho assim, de uma maneira tão pública, mas foi uma homenagem de coração. Me sinto muito honrada em poder contribuir para a cultura paraense, representar o Pará positivamente e trazer alegria", disse ela, que após o desfile cruzou a Aldeia Amazônica para agradecer o carinho do público.

Tem folião com fôlego para os três dias de folia. É o caso da Simone Modesto, que desfila há oito anos com amigos. "Sempre desfilo em escolas diferentes e a cada ano é uma emoção nova, cada carnaval é um carnaval. Hoje na Benguí, amanhã a gente vai desfilar na Bole Bole e domingo na Portela", finalizou, feliz por mais um percurso feito.

Sete escolas desfilaram numa noite que contou com o ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Guarda Municipal de Belém (GMB), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O carnaval de Belém de 2014, conta com reforço e colaboração desses órgãos municipais ainda nos dias 22, 23 de fevereiro e 1º de março, na capital e seus distritos.

Trabalho da Prefeitura

O trânsito na Aldeia Amazônica e no Portal da Amazônia, em Belém, e na área do entorno da Rua 15 de Agosto, em Icoaraci, sofrerão alterações para garantir segurança e acesso livre aos foliões. Para garantir o retorno dos foliões para casa, 22 linhas funcionarão até às 4h da madrugada de sexta a domingo. São elas: Pedreira – Felipe Patroni, Sacramenta – Nazaré, UFPA – Pedreira, PAAR – Ceasa, Pedreira – Condor, Pedreira – Lomas, Satélite – Felipe Patroni, Sacramenta – Humaitá, Satélite – Ver-o-Peso, Sacramenta – Presidente Vargas, Alcindo Cacela (Via Domingos Marreiros), CDP/Providência – Ver-o-Peso, Ceasa – Ver-o-Peso, Bengui – Ver-o-Peso, Ceasa – Felipe Patroni, Bengui – Felipe Patroni, Pedreira – Nazaré, Tapanã – Felipe Patroni, Tapanã – UFPa, UFPa – Icoaraci, Sacramenta – São Brás e E. Marex –Ver-o-Peso.

Programação

Neste sábado, 22, oito escolas de samba do Grupo Especial passarão pela Aldeia Amazônica:

- Escola de Samba da Matinha - 20h
- Império de Samba "Quem são Eles" - 21h10
- Bole Bole - 22h
- Piratas da Batucada - 23h30
- Rancho não Posso me Amofiná - 00h40
- Deixa Falar - 01h50
- Embaixada de Samba Império Pedreirense - 03h
- A Grande Família - 4h10

Texto: Karol Amaral - Ascom Seurb
Fotos: Alessandra Serrão
Edição: Lene Tavares

Nenhum comentário: