topfiep

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Wallace afunda o Canadá, e Brasil passa em primeiro à semifinal da Liga.

Oposto, que substituiu Leandro Vissotto, guia a seleção à classificação em vitória tranquila por 3 sets a 0. Agora, equipe aguarda definição do grupo D

Por João Gabriel RodriguesDireto de Mar del Plata, Argentina
53 comentários
Há quem costume depositar boa parte das esperanças brasileiras em quadra nos ombros de Wallace. Caçula do grupo que voltou com a prata de Londres, o oposto mostrou personalidade ao substituir Leandro Vissotto logo na final olímpica. No corte do tempo, a cena se repetiu em Mar del Plata. Com o titular machucado, o reserva recebeu a mesma missão de Bernardinho. O peso da responsabilidade, é verdade, caiu quase que por inteiro. Mas, com um sorriso no rosto, o jogador voltou a dar conta do recado. Nesta sexta-feira, pancada a pancada, levou o Brasil às semifinais da Liga Mundial ao bater o Canadá em 3 sets a 0, parciais 25/18, 30/28 e 25/20. O resultado em sets diretos garante ao time de Bernardinho o primeiro lugar do grupo E.
O Brasil precisava da vitória para se classificar. Os canadenses, que surpreenderam ao vencer a Rússia no dia anterior, pareciam sem força para encarar mais um gigante. A seleção, então, se impôs desde o início e agora aguarda a classificação final do grupo D para saber quem enfrentará neste sábado. Como primeiro da chave, o Brasil espera o segundo do grupo que tem Itália, Bulgária e Argentina. Apesar da derrota na quinta-feira, os russos também avançaram, em segundo lugar. Ainda nesta sexta, às 20h, argentinos e italianos decidem os rumos do grupo D.
Wallace Brasil vôlei jogo Canadá  (Foto: Divulgação / FIVB)Wallace passa pelo bloqueio canadense em Mar del Plata(Foto: Divulgação / FIVB)
Wallace saiu de quadra como maior pontuador, com 18 pontos. Lucarelli, com 14, foi outro destaque brasileiro. Pelo lado canadense, Frederic Winters, com 12 pontos, Gavin Schmitt e John Perrin, ambos com 10, se esforçaram, mas não evitaram a derrota.
- Eu não me preocupo muito com essa coisa de ser o maior pontuador. Meu objetivo é sempre a vitória, isso que importa. Acho que qualquer adversário será complicado daqui para a frente. Hoje foi só a primeira final - disse Wallace.
Apesar do bom resultado e de uma definação mais tranquila da partida, Bernardinho não ficou satisfeito com a atuação. Ainda assim, ressaltou a importância da vitória.
- A vitória faz bem. Jogamos abaixo do primeiro jogo, mas soubemos reagir e, no final, as coisas aconteceram bem. Provavelmente vamos encarar a Bulgária, mas nós podemos e precisamos melhorar para as semifinais. Sabemos que podemos jogar muito melhor. O Wallace jogou muito bem, mas ainda pode jogar melhor - afirmou.
Canadá pressiona, mas Brasil controla o jogo
As lembranças mais vivas eram de Gavin Schmitt. Mas, com o algoz na última Liga poupado no início, o Brasil logo percebeu que o Canadá tinha mais riscos a oferecer. Em um erro de saque de Lucão, os rivais largaram na frente. Duff, na sequência, abriu dois pontos para o país da América do Norte. Mas a seleção não queria repetir a partida contra a Rússia e deixar a diferença crescer. Em erros dos rivais, chegou a passar à frente. O Canadá, que em um lance chegou a desafiar a marcação dos árbitros – que voltaram atrás –, porém, foi para o primeiro tempo técnico em vantagem: 8/5.
Na volta à quadra, a seleção tomou o controle da partida. Em um bloqueio de Lucão, deixou tudo igual (11/11). Foi a deixa para que o Brasil disparasse e chegasse a 19/13. Em um ponto de Lucarelli, um susto do outro lado da rede. Na descida, o brasileiro pisou nos pés de Adam Simac, que ficou alguns segundos no chão. Na sequência, no melhor rali da partida, Duff explorou o bloqueio de Lucão para diminuir. Mas, apesar da luta canadense, os brasileiros fecharam o primeiro set em um erro de Perrin: 25/18.
Foi Wallace, com uma pancada, quem abriu o segundo set. Mas o Canadá mostrava sorte. Enquanto Schmitt seguia à espera do chamado do técnico Glenn Hoag, Dallas Soonias, que começou a partida, se mostrava tão perigoso quanto o outro oposto. Através dele, os canadenses conseguiam equilibrar a partida. O atacante tentou enganar a defesa brasileira com um golpe lateral, mas Mário Jr., atento, conseguiu a defesa. Na sequência, Lucão venceu o bloqueio rival para fazer 8/7.
  •  
Brasil vôlei jogo Canadá (Foto: Divulgação / FIVB)Lucarelli foi outro destaque brasileiro (Foto: Divulgação / FIVB)
Não que os erros tivessem ficado para trás. Mas, ao contrário da partida contra a Rússia, a seleção brasileira parecia mais solta. Só que, do outro lado, o Canadá também mostrava qualidade. O Brasil chegou a abrir vantagem, mas foi a vez de Schmitt, agora em quadra, soltar o braço. Pelas mãos do oposto, os canadenses viraram e fizeram 23/21. O placar, porém, marcava 23/20, e Bernardinho reclamou. A partida ficou paralisada por alguns instantes, e a chiadeira brasileira funcionou.
Com um bloqueio de Lucão, o Brasil passou à frente e chegou ao set point. A equipe desperdiçou três em sequência, e foi a vez dos canadenses assumirem a vantagem e ficarem a um ponto do empate no placar geral. Mas os brasileiros souberam manter a calma e contaram com os erros dos rivais para abrir 2 a 0. Em um saque de Bruninho, o levantador Howatson deu dois toques na bola. Na sequência, Winters mandou um ataque na rede e pôs fim à parcial: 30/28.
O Brasil iniciou o terceiro set como se fosse uma máquina. Com a vantagem em mãos e diante de um rival nervoso, a seleção de Bernardinho abriu 10/5 com facilidade. O Canadá, porém, não queria se despedir assim. À base da força, tirou a diferença e chegou a ficar a um ponto do empate na parcial. Mas a seleção quis evitar qualquer susto. Wallace mais uma vez mandou a bola ao chão da quadra rival: 25/20, e fim de papo.

Nenhum comentário: