topfiep

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ação de cidadania emite documentos para comunidade do Aurá‏.











Nesta segunda-feira, 22, mais de 1.500 pessoas entre adultos e crianças, estiveram presentes no primeiro dia da ação social organizada para atender os trabalhadores do Aurá e comunidade do entorno com emissão de documentos e atendimento jurídico.
O mutirão é resultado de parceria entre Governo do Estado e as prefeituras de Belém e Ananindeua. A Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan), Secretaria de Estado e Assistência Social (Seas), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Ministério Público do Estado participam da ação, que acontece na Escola Municipal Parque Bolonha até quinta-feira, 25.
Nos quatro dias de ação serão emitidos registros de nascimento e óbito, RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor,além de atendimento jurídico. Mais de 130 pessoas dos diversos órgãos envolvidos trabalham diariamente no projeto, que conta, ainda, com apoio operacional dos catadores que trabalham no aterro sanitário do Aurá.
Há mais de três anos sem nenhum documento, a catadora Zoneide Costa da Silva, 45, aproveitou o mutirão para garantir certidão de nascimento, RG, Carteira de Trabalho e título de eleitor. “Ia ser preciso andar muito e perder dias de trabalho para conseguir tirar todos esses documentos. Mas com essa ação de hoje, em apenas uma manhã resolvi tudo de uma só vez. Agora vou avisar o meu marido e outras pessoas da comunidade”, festejou a catadora, que este ano vai completar 20 anos trabalhando com recicláveis.
Com os documentos já em mãos, a catadora Leniza de Fátima Conceição, 57, faz planos para o futuro. “Vou me matricular em um curso profissionalizante, pois o lixão vai fechar e quero arranjar um outro trabalho”, antecipou.
A adolescente Rafaela Lima, 16, não perdeu tempo e reservou a manhã para emitir a primeira via da carteira de identidade e de trabalho. “Nosso bairro tava precisando de uma ação como esta, pois é sempre muito difícil consegui tirar documentos. Sem falar que o atendimento é rápido”, avaliou.
Para a diretora de uma escola estadual do bairro, Socorro Sassim, a ação social chegou em uma boa hora e vai ajudar a solucionar um dos grandes problemas enfrentados pela diretoria: a falta de documentação entre seus alunos. Ela conta que com os documentos será possível realizar a atualização das pastas dos alunos. “Hoje vi muitas mães nas filas tirando seus documentos e dos filhos que são nossos alunos. Muitos deles são matriculados, mas não possuem certidão, o que dificulta nosso trabalho. Hoje me sinto muito feliz cedendo o espaço e contribuindo de alguma forma”, disse a diretora.
O número de pessoas que passaram pelo mutirão logo no primeiro dia surpreendeu a assistente social da Sesan, Cristina Barreto. Segundo ela, a expectativa era atender cerca de 4 mil pessoas nos quatro dias de ação social. “Me surpreendeu toda essa demanda. Ficamos muito satisfeitos em saber que a população está procurando o serviço. Essas pessoas precisam iniciar uma outra etapa de suas vidas fora da atividade de catadores. E o começo de tudo é aqui, pois hoje em dia, para tudo se precisa de documento”, explicou.
A ação conta também com o apoio da Defensoria Pública do Estado, Policia Civil, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Propaz.
Inclusão
A Secretaria de Educação do Município, uma das parceiras no projeto, já estuda formas de inclusão dos catadores e suas famílias e todos aqueles que serão atingidos pela desativação do aterro do Aurá, no sistema educacional do município. Na região já existe a escola municipal Parque Bolonha com 608 alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental; a Unidade Pedagógica Santana do Aurá com 114 alunos e a Verdejante IV com 149, atendendo no período matutino, intermediário e tarde, e ainda será construída mais uma escola de Educação Infantil e Fundamental, nas proximidades do aterro sanitário.
A escola terá capacidade para aproximadamente 700 alunos e além de salas de aula contará com biblioteca, sala de multimeios e laboratório de informática. A Educação de Jovens e adultos – EJA, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – MOVA e Projovem urbano também estarão inseridos nesse processo educacional.
Serviço:
Mutirão de Cidadania para Emissão de Documentos
Data: 22 a 25 de julho, das 8h às 15h.
Local: Escola Municipal Parque Bolonha, no Conjunto Verdejantes III, Quadra XIV e XV, S/Nº
Texto: Tatiane Freitas (Ascom Sesan) e Jolse Quinto (Ascom Semec)
Fotos: Rosinha Costa - Ascom Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: