topfiep

terça-feira, 15 de janeiro de 2013


BLOG NA COBERTURA DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FOZ

ENTREVISTA ESPECIAL:
MINEIRO RODRIGO GONÇALVES, PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PRÊMIO JOVEM CIENTISTA ANO 2012.
Em Fóz do Iguaçu-PR, por ocasião da realização do 28º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista com o Profissional de Educação Fisica e doutor em Biologia Molecular pela UNICAMP – Instituto do Coração –SP, Rodrigo Gonçalves Dias, 35 anos, detentor da honraria PREMIO JOVEM CIENTISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA, cujo prêmio foi entregue pela presidente DILMA no dia 18 de dezembro, em Brasília.

Na coletiva, que coordenamos para as rádios Universidade e Embuí e jornal Saúde Pela Prática e site Info Santa Maria – SANTA MARIA –RS e Educativa Paraná- Curitiba-PR. Além de Rodrigo, participaram ALMIR GRUHN, presidente da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, promotora do Evento e Nelson Schavalla, técnico de Tchoukball.

ALMIR- “FIEP, dentro da suas ações, está voltada também para a o setor cientifico e acadêmico e orgulha-se de ter o Profissional de Educação Física Rodrigo aqui em Foz e sendo homenageado pelo CONGRESSO.” Prossegue, esperamos contar com outros RODRIGOS para que a cada dia a nossa Educação Física seja mais produtiva. Parabéns ao nosso Delegado da FIEP, Profissional de Educação Física e Jornalista, que toma essas iniciativas e hoje oportuniza que o RODRIGO possa passar as suas informações à vários Veículos.” Diz. 

Rodrigo – “Temos uma enorme satisfação de voltar à FOZ DO IGUAÇU, neste Congresso da FIEP, considerado o maior do Mundo da Entidade e desta vez, para receber uma homenagem de nossa categoria. Essa nossa conquista é fruto de muito trabalho, é da Educação Física. Foram  11 anos de pesquisa que começou desde o curso de Educação Física, em que a paralelamente,  éramos pesquisadores  junto ao laboratório da UNICAMP. Depois entramos no Mestrado e por entendimento da Banca Avaliadora, fomos direto para o Doutorado de Biologia Molecular, da UNICAMP, no Instituto do Coração-SP.”

Nota da Redação: Informação do colega da FIEP, Dr. Sidirley Barreto, da FURB -  Blumenau –SC, da FIEP, que os primeiros estudos aconteceram pelos brasileiros, Dr. Antonio Carlos Gomes-SP, em Genética Esportiva e José Fernandes, da FIEP – RJ, Análise Digital para Detectação de Talentos, todos esses doutorados realizados na RÚSSIA.
     Sobre  a sensação de receber o Prêmio,  das mãos da Presidente Dilma. Rodrigo  diz que ainda está assimilando ( aconteceu no dia 11 de dezembro de 2012), mas podem ter a certeza de que foi com a alegria e orgulho, orgulho: com responsabilidade muito grande.
     O PREMIO DE JOVEM CIENTISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA é promovido pelo Governo Federal, através do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico- CNPq, com a participação da GERDAL,  GE e Fundação Roberto Marinho.  Tem como quesitos básicos,  a relevância do tema, apresentação, potencial de contribuição, benefícios para a sociedade. Ele é disputado anualmente, em três categorias e são premiados, de 1º a 3º lugares. O Prêmio de Rodrigo foi na área de inovação tecnológica nos esportes.  foi na categoria graduado, sendo a principal, que teve em torno de 2 mil trabalhos.


   Rodrigo no seu estudo sobre a genética na atividade física, ainda  em investigação, dá-nos a certeza de que muito contribuirá para que a EDUCAÇÃO FÍSICA. Hoje é notório o seu avanço e tem o crédito do mundo científico e mesmo da comunidade, pois há uma consciência de todos na prática da atividade física.

Fonte: http://www.saudepelapratica.blogspot.com.br/

    



Nenhum comentário: