topfiep

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A renovação do professor‏


 
 
Participe você também do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo, um espaço de diálogo on-line para troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
Veja as novidades que estão rolando!

Terça-feira, dia 15 de janeiro, às 14h.
Debate ao vivo: “Só se aprende fazendo”
Roger Schank é o especialista internacional convidado para falar em nosso Encontro Internacional de Educação. “As pessoas só aprendem com os próprios erros. É o que pensa Roger Schank, especialista em ciência cognitiva que coleciona polêmicas pregando contra a rigidez das escolas. Do ensino básico à pós-graduação, o ex-professor das universidades Stanford e Yale considera as aulas chatas demais.”
Oficina: “Investigação com os estudantes na sala de aula”
Em mais uma semana do novo ciclo de oficinas: Competências do século XXI, vamos pensar juntos como é possível desenvolver a pesquisa e a investigação com os alunos na sala de aula.
Compartilhar: “Projeto Mesoamérica”
O professor Genaro Chay Poot, vencedor do Prêmio Fundação Telefônica de Inovação, compartilha o seu projeto. Trata-se de atividades desenvolvidas em uma escola primária no México, que fazem referência a Mesoamérica e a localização geográfica e temporal de suas principais culturas. A ferramenta permite que os alunos pratiquem seus conhecimentos e reflitam sobre eles, completando enunciados propostos, construindo jogos e associando imagens a descrições.
Fórum Comunidade Educativa: “A rádio digital como ferramenta educativa”
A união de duas escolas em um projeto inovador e colaborativo, premiado com o Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa. O projeto serviu para desenvolver competências comunicativas entre os alunos e trabalhar com estudantes do outro lado do oceano.
Experimentar: “A imaginação na sala de aula”

Marisa Muñoz-Caballero Cayuela media uma discussão a partir de uma Oficina. O intuito é desenhar conteúdos que motivem a criatividade dos alunos.
E o que vem por aí...
Debate ao vivo: “Projeto Educ-Ação”
André Gravatá e Carla Mayumi apresentam o projeto Educ-Ação. O projeto nasceu de uma motivação coletiva pela busca de modelos inspiradores de educação. Com um olhar não acadêmico em busca de inspiração que encontramos escolas, espaços de aprendizado, cursos formais e não formais que estão propondo novos formatos. Foi assim que chegamos a diversos modelos mundo afora: na Índia, na Suécia, na Indonésia, na Espanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos… e no Brasil.
Participe do Encontro e ganhe um tablet! É preciso acessar o nosso site e responder à pergunta: quais papéis o professor do século XXI deve adotar? A resposta mais criativa e original ganha um Samsung Galaxy Tab 2, de 10.1 polegadas com Wifi, 32 gb de memória, androide e Bluetooth 3.0.

*O Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes*

Nenhum comentário: