topfiep

sábado, 28 de janeiro de 2012

SEMEC lança livro sobre educação ribeirinha .

Uma manhã festiva, na Secretaria Municipal de Educação, marcou o lançamento do I Caderno de Educação das ilhas de Belém. A publicação traz um estudo detalhado sobre o trabalho realizado há 4 anos nos 15 espaços educativos existentes nas comunidades ribeirinhas.
Mais de 900 crianças estudam nas chamadas UPs ( Unidades Pedagógicas) " As crianças são a peça mais importante dentro do processo educativo" ressaltou a professora Eliana Pojo, organizadora do caderno, que mostra como vem sendo realizada a educação amazônica, dentro de um olhar específico, que prioriza a sensibilização ambiental e as particularidades de cada comunidade.

A Secretária Municipal de Educação, professora Therezinha Gueiros, esteve presente e reforçou a importância do foco nas crianças ribeirinhas. Professoras, líderes de comunidades e alunos participaram do lançamento. Depoimentos emocionados enfatizaram a importância da valorização da cultura ribeirinha como o da Dona Quinha, líder comunitária das Ilhas banhadas pelo rio Guamá, falou das dificuldades sofridas anteriormente pelas crianças, que estavam à margem da educação e. "Hoje, a luta valeu apena, e nossas escolas estão bem melhores e os filhos de nossa gente agora podem dizer que recebe uma educação boa e de qualidade" destacou a líder comunitária que está satisfeita com os investimentos que a Semec vem fazendo na construção de novas Unidades pedagogias (UP) nas ilhas de Belém.
Cartilha das Ilhas.
Alinhar ao centroEliana Pojo ,Therezinha Gueiros (Secretária Municipal),Fhadia Ribeiro e Iraneide Holanda.Professoras e Coordenadoras das Ilhas.


Apresentação Cutural da UP São José-Dança do carimbó.
Fotos : Rosa Costa

Nenhum comentário: