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domingo, 31 de outubro de 2010

UEI Pratinha realiza Circuito de Projetos

A Unidade de Educação Infantil (UEI) da Pratinha, sob a coordenação da Professora Mônica Brito, realizou nesta quinta-feira (28) o Circuito de Projetos que cumpre a cada dois meses a avaliação das atividades que são concretizadas na Unidade. Uma culminância da UEI para com a comunidade do entorno, incluindo principalmente os pais. “Fazer com que a comunidade se aproxime mais, conheça, perceba o trabalho que é feito com os filhos deles. Expor os trabalhos que são desenvolvidos com as crianças, voltados para as diversas linguagens, entre eles, a questão cultural, principalmente a simbologia do ser criança”.
Conclui a Coordenadora.A programação trouxe um pouco da vivência da sala de aula, por exemplo, o maternal I desenvolveu a linguagem impulsionadora, uma linguagem musical simulando uma banda chamada Fanfarra, o maternal II apresentou as cantigas de roda, além de o evento contar com Espaço Interativo com um karaokê para que as crianças ficassem mais a vontade e se sentissem mais desinibidas cantando músicas de sua preferência, houve também entrega de brindes e brincadeiras com adereços onde os pequeninos podiam se enfeitar da maneira que quisessem.A Coordenadora Mônica Brito continua ainda, explicando que as crianças também aprendem através das brincadeiras.
“Temos que buscar a forma mais prática e fácil de fazer com que a crianças aprendam. Esse circuito faz com que elas participem e demonstrem seus sentimentos de alegria, tristeza e etc. e ainda consegue o envolvimento da família e dessa forma os pais entendam a importância de participarem do dia-a-dia dos seus filhos. É muito simples, para que nosso trabalho tenha êxito, é primordial a participação dos pais na vida dos seus filhos, afinal, educação e família andam juntas”. Finaliza.Na programação o Jardim I fez uma apresentação sobre os Pássaros Juninos e desenvolveram o Projeto Infância Pai d’Égua que busca a valorização da Cultura Paraense por meio dos costumes, danças, comidas típicas, frutas e animais regionais. Dentro desse Projeto que também abrange o Jardim II foi apresentado a Dança do Índio que tinha como proposta lembrar as nossas raízes, vestimentas... Nossos costumes de um modo geral. Foi trabalhado também os pigmentos que fazem a coloração da pele dos índios devido despertar o interesse da garotada na linguagem plástico-visual, afinal, “tudo tem um sentido ou significado na Educação Infantil”. Ressalta a Coordenadora da Unidade.
Para essa professora existem várias formas para as crianças se comunicarem. “Com esse modo conseguimos trazer não diria as cem, como diz Lóris Malaguzzi, um autor italiano de livros voltados para educação infantil, ‘As crianças têm 100 maneiras de se expressar’. Então, a gente tenta explorar por meio das diversas linguagens, mil e uma possibilidades que venham favorecer o desenvolvimento pleno das crianças com o Circuito do Projeto. É uma forma deles transporem por meio da interação e brincadeiras, o imaginário que têm dentro deles”. Conclui a professora do Maternal II Renata Sales.Jonas Figueiredo, 38 anos é pai da Patrícia Figueiredo, 3 anos. Para ele esse momento é satisfatório. “Tudo isso aqui é bom demais. Percebemos o cuidado que as professoras têm com cada aluno, observo a mudança para melhor, no comportamento da minha filha em casa. Ela é uma criança dinâmica, que se interessa pela leitura e faz com que a gente leia com ela e para ela algumas vezes. Eu acho que a Unidade está de parabéns e eu estou muito feliz em ver que a minha filha realmente está aprendendo. Esse contato numa ação como essa é bom para nos aproximar da escola”. Completa.

Texto: Ana Paula Pereira/COMUS
Fotos: Rosa Costa/SEMEC

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