“Essa iniciativa é algo muito bom, devido estimular a leitura na criançada já deveria ter a muitos anos em todas as escolas, não era nem para ter lei obrigando a fazer a implantação de bibliotecas. Mas isso é bom por que percebemos que a SEMEC, o SISMUBE realmente reconhecem a importância e sabem da seriedade desse trabalho, o qual torcemos para que nunca acabe”. Opina a professora Cláudia Gualberto.
O Projeto Baú das Histórias é um dos carros-chefes da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), o qual já distribuiu para as trinta e cinco Unidades de Educação Infantil um Baú com acervo inicial de trezentos livros de literatura Infantil e Juvenil, além de contar com atividades como Conversas Literárias, Colchas de Histórias, Memórias de Leitura e Contação de Histórias, agora as sessenta e sete Unidades Pedagógicas também estão sendo beneficiadas.
A Secretaria sabe do valor e a importância da educação, por isso se preocupa com o incentivo à leitura dos seus alunos. Já saiu na frente quando o Presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou no dia 24 de maio deste ano a Lei de nº 12.224, que determina a instalação de bibliotecas em todas as instituições de ensino do país, sendo públicas ou privadas, com o prazo máximo de dez anos, ou seja, até 2020. Porém, o SISMUBE já realiza essa implantação desde 2005, agora pretende atender todas as doze Unidades restantes até o ano que vem.
A Coordenadora esclarece sobre a seriedade com que a leitura é tratada. “Como Ler é um direito de todos, a leitura é em primeiro lugar, uma prática social. Então, deve estar inserida em um conjunto de ações sociais e o educador nesse contexto assume um papel muito importante, despertar no aluno o gosto pela leitura, estimulando e instigando de forma que ele seja não só consumidor, mas produtor de cultura. Leitura é algo sério, por que da feita que lemos adquirimos conhecimento”. Conclui.
Com base nos interesses explicitados acima, o SISMUBE tem direcionado suas ações para formação de leitores no fomento ao livro e a leitura dinamizando a Rede das Escolas Municipais, transformando o espaço Sala de Leitura em espaço diferenciado, com ações e estruturas inerentes à Biblioteca Escolar, oferecendo acesso aos alunos da escola e do seu entorno, por meio dos Projetos de Arte Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário