E tentando fazer com que essas brincadeiras não acabem, segue um guia sugestivo de brincadeiras, jogos e brincadeiras de roda que visam contribuir na ação mais maravilhosa da criança na troca e construção do conhecimento por meio da relação do brincar.
Para a educação infantil o brincar nas formas mais premissas dos tempos de nossas avós, na movimentação do esconde-esconde, pira pega, pula corda, garrafão nos potencializou e contribuiu para o desenvolvimento corporal.
Educar requer cuidar, brincar, viver, descobrir e experimentar as diversas formas de conceber e conhecer o mundo.
"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000) e assim concordamos com Almeida que o brincar expressa as vivencias da cultura infantil, diante do gráfico abaixo podemos perceber o universo da criança.
"Não se pode falar de educação sem amor".
( Paulo Freire )
Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.
Mas no fundo isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."
( Shakespeare )
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarães Rosa)
"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".
( César Coll )
Por que as crianças brincam?
Nenhum comentário:
Postar um comentário