topfiep

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Jogos e Brincadeiras - Macapá - UVA 2010

INTRODUÇÃO
As brincadeiras de rodas, os jogos infantis e os brinquedos cantados estão sendo esquecidos pelo tempo no qual vivemos, hoje podemos notar que os pequeninos não brincam mais, ficam enclausurados nos quartos se divertindo com os novos jogos eletrônicos, diante deste fato podemos perceber o quanto as crianças estão perdendo o sinônimo de brincar e se desenvolver e interagir nas brincadeiras infantis.

E tentando fazer com que essas brincadeiras não acabem, segue um guia sugestivo de brincadeiras, jogos e brincadeiras de roda que visam contribuir na ação mais maravilhosa da criança na troca e construção do conhecimento por meio da relação do brincar.

Para a educação infantil o brincar nas formas mais premissas dos tempos de nossas avós, na movimentação do esconde-esconde, pira pega, pula corda, garrafão nos potencializou e contribuiu para o desenvolvimento corporal.

Educar requer cuidar, brincar, viver, descobrir e experimentar as diversas formas de conceber e conhecer o mundo.

"O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa." (ALMEIDA, M. T. P, 2000) e assim concordamos com Almeida que o brincar expressa as vivencias da cultura infantil, diante do gráfico abaixo podemos perceber o universo da criança.


"Não se pode falar de educação sem amor".

( Paulo Freire )


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.

Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.

Mas no fundo isso não tem muita importância.

O que interessa mesmo não são as noites em si, são os sonhos.

Sonhos que o homem sonha sempre.

Em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado."

( Shakespeare )

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

(Guimarães Rosa)

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".

( César Coll )

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".( Jean Piaget )

Por que as crianças brincam?

Profa. Esp. Rosa Costa
Federação Internacional de Educação Física – FIEP Atividades Recreativas & Danças Folclóricas

Nenhum comentário: