topfiep

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Curso qualifica barqueiros

Preocupada com o deslocamento das crianças residentes na região insular de Belém, a Secretária Municipal de Educação, Therezinha Gueiros, solicitou à Coordenadora das Unidades Pedagógicas das Ilhas, Eliana Pojo, a realização do 1º Curso de Formação em Acquaviárias ministrado por profissionais da Capitania dos Portos - para a qualificação de todos os barqueiros que prestam serviços para a Secretaria através do deslocamento de crianças por meio da via fluvial. A Coordenadora Eliana Pojo explica, que “o objetivo é a melhoria do atendimento e a segurança das crianças que são de responsabilidade da Secretaria e que estão matriculadas nas Unidades Pedagógicas, pois a importância desse trabalho se dá na qualificação do barqueiro e uma melhor segurança para todos, até por que, educação e segurança caminham juntas”. Conclui.

O curso com duração de 18 a 22 de outubro - 35 horas/aula, acontece no auditório da CODEM – Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém – ministrado por profissionais da Capitania dos Portos, que tem a sua frente a Tenente Melina auxiliada pelo Sargento Cavalcante, que ressalta a “relevância do curso por capacitar os barqueiros que transportam vidas, ainda mais quando trata-se de crianças.

Outro ponto é que se houver fiscalização da Marinha, estarão habilitados tanto pessoalmente com o RIPEAN (Regulamentação Internacional Para Evitar Abalrroamento ‘Colisão’) quanto em relação a documentação do barco”.

Assim como o motorista possui o código de trânsito que impõe regras aos mesmos, da mesma forma são os marinheiros que possuem o código de navegação. O Sargento esclarece então, que “quem for pego sem habilitação, terá a princípio, a embarcação apreendida até que o caso chegue nas autoridades competentes e a mesma tome as medidas cabíveis”. Alerta. Para que este barqueiro que trabalha com o transporte de vidas, ao final do curso receberá além do certificado, a habilitação conhecida como CIR – Caderneta de Inserção e Registro – para um deslocamento legal e seguro.
Texto: Ana Paula Pereira - Comus
Foto: Rosa Costa - Semec

Nenhum comentário: