O curso com duração de 18 a 22 de outubro - 35 horas/aula, acontece no auditório da CODEM – Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém – ministrado por profissionais da Capitania dos Portos, que tem a sua frente a Tenente Melina auxiliada pelo Sargento Cavalcante, que ressalta a “relevância do curso por capacitar os barqueiros que transportam vidas, ainda mais quando trata-se de crianças.
Outro ponto é que se houver fiscalização da Marinha, estarão habilitados tanto pessoalmente com o RIPEAN (Regulamentação Internacional Para Evitar Abalrroamento ‘Colisão’) quanto em relação a documentação do barco”.
Assim como o motorista possui o código de trânsito que impõe regras aos mesmos, da mesma forma são os marinheiros que possuem o código de navegação. O Sargento esclarece então, que “quem for pego sem habilitação, terá a princípio, a embarcação apreendida até que o caso chegue nas autoridades competentes e a mesma tome as medidas cabíveis”. Alerta. Para que este barqueiro que trabalha com o transporte de vidas, ao final do curso receberá além do certificado, a habilitação conhecida como CIR – Caderneta de Inserção e Registro – para um deslocamento legal e seguro.
Texto: Ana Paula Pereira - Comus
Foto: Rosa Costa - Semec
Nenhum comentário:
Postar um comentário